Categorias

Peixe Panga – do rio mais poluído do Vietnam para a mesa dos campistas

A cada dia que passa, todos os pesadelos previstos nos livros de ficção científica parecem se materializar. Entre eles a manipulação da alimentação oferecida à população pelas megacadeias de supermercados, sempre priorizando o lucro acima de todas as outras coisas.

Atualmente, isso pode ser facilmente percebido pela população de Campos e região nas prateleiras dos mega supermercados que se estabeleceram por aqui. São centenas de produtos com a validade perto do fim, sobras de produtos que não foram bem vendidos nas capitais e até produtos de qualidade duvidosa e que podem oferecer perigo à saúde, como o “Peixe Panga”, uma novidade que tomou conta das prateleiras de pescados dos maiores supermercados do município.

Perigoso invasor estrangeiro

Importado do Vietnam, o Panga também é chamado de “peixe-gato” e é conhecido em inúmeros países do mundo por ter, segundo pesquisas internacionais, elevados níveis de produtos tóxicos e bactérias. Ainda assim, o Brasil comercializa o alimento em formato de filetes ultracongelados, através de várias empresas, entre elas o poderoso frigorífico “Leardini Pescados”, a primeira empresa a importar o famigerado “peixe-gato”.

Panga em Campos

Em Campos, este peixe vem sendo amplamente comercializado, apesar de estudos internacionais demonstrarem a toxicidade do alimento e, diante de uma fiscalização nitidamente fraca por parte de órgãos brasileiros, quais são, de fato, os riscos aos quais o consumidor está exposto?

Os riscos do Panga

Cientificamente, o peixe Panga é conhecido como Pangasius hypophthalmus. Ele é um peixe de água doce, geralmente produzido em aquacultura, principalmente no Vietnã e na China. Os sistemas de produção do Panga são em regime intensivo, sendo utilizados, para tanto, lagoas e diques no delta do rio Mekong, tido como um dos rios mais poluídos do mundo.

Pesquisas realizadas fora do Brasil detectaram grandes níveis de bactérias e venenos no Panga, como arsênio, emitido por indústrias, tóxicos e perigosos subprodutos do setor industrial, nos locais onde se produz a maior parte do Panga consumido em todo o mundo.

Também foram encontrados no “peixe-gato” metais contaminantes, bifenilos policlorados (que ocasionam, segundo pesquisas, queda no quociente intelectual e menor capacidade de memorização); foi detectado, também, o DDT (primeiro pesticida moderno, que causa câncer em humanos e morte de animais), clorato, compostos relacionados, o pesticida hexaclorociclohexano e hexaclorobenzeno.

Alimentação duvidosa

O Panga é cultivado há mais de um milênio no rio Mekong. Parece que o risco oferecido pelo Panga para a saúde humana seja gerado porque o peixe possui hábitos necrófagos, ou seja, costuma comer qualquer coisa que lhe aparece, como restos orgânicos, cadáveres de animais etc. Pescadores dizem que o peixe Panga costuma procurar o alimento revolvendo o fundo do rio em busca de qualquer coisa que seja possível ser transformada em nutrientes. Mas há a informação de que os Pangas criados em cativeiro podem não ter hábitos necrófagos quando são alimentados com ração.

O Vietnã exporta o peixe Panga há muitos anos para os Estados Unidos, todos os países da Comunidade Européia, Japão, Austrália, Rússia e outros, somando mais de 240 nações. Afirma-se que o Panga comercializado no Brasil pela Leardini é alimentado apenas com ração específica, fornecida por empresas renomadas da área. Mas não se sabe quem fiscaliza ou se responsabiliza por isso.

E aí, vai um Panguinha frito aí? (Saiba mais AQUI)

Compartilhe
  • Add to favorites
  • del.icio.us
  • Digg
  • email
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Live
  • Orkut
  • PDF
  • Print
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Twitter

391 comments to Peixe Panga – do rio mais poluído do Vietnam para a mesa dos campistas

  • sapateiro

    ¡Que o coma Dilma…..!!!!!

  • É diante da oferta eu acho bem melhor tomar uma dose de estriquinina para acompanhar.

  • VOLMIR

    OLHA EXPERIMENTEI A PANGA, UM DOS MELHORES FILES QUE JÁ PROVEI.MUITO DEZ.

    • Milton Jaime

      Deixe-me falar como o Pateta das revistas em quadrinhos: -“Pôxa, quer dizer que os rios brasileiros são todos limpinhos…iac..iac..iac… Vocês não sabem o que falam ao criticar…..O dia que tiver uma base científica nas afirmações disso ou daquilo, eu aceito, ok? Podem consumir o peixe….e parem de falar besteira…..ora.Tem algum veterinário ahí, eu trabalho na Vigilância Sanitária de Curitiba há 20 anos….se algum técnico quiser discutir sou todo ouvidos. Ah e a propósito, hoje sexta-feira santa vou fazer um filé de pangasius, alguém ahí quer uma provinha?

      • Caro Milton Pateta, boa Páscoa e feliz Panga para você.

      • claudia

        como tem gente babaca neste Brasil afff

      • caro Milton sou de Ctba soube alguma real e concreta informação ainda depois de um ano sobre a real qualidade do tal peixe panga, pois experimentei esta semana sem saber e gostei obrigado

      • claudio

        meu caro milton você esta confundindo as coisas , o que tem a ver você trabalhar a 20 anos na vigilância sanitária a 20 anos com a qualidade do peixe panga ???? você não sabe a procedência de todo peixe que entra no brasil só por que você trabalha na vigilância sanitária , você tem como obrigação a respeitar a opinião das outras pessoas e não chama-los de patetas , pateta e você que usa seus 20 anos de vigilância sanitária para discutir qualidade de peixe , todos nós temos o direito de nos manifestarmos livremente !!!!

        tem filé de panga com qualidade como peixe podre no mercado , como peixes brasileiros também , basta saber fazer a compra em locais fiscalizados que esta tudo ók …

        abraços …

        claudio

    • Adriano Oliver

      Concordo, seu sabor é tão bom quanto a pescada. É muito leve e combina perfeitamente com nosso arroz e feijão. Minha filha também adorou. Já estou vendo aquele tipo de alarde tucano paranoico que usam contra o PT, agora voltado ao peixe, que já é consumido em mais de 30 países afora e não tem restrições. Mas o brasileiro, com sua pequenez que lhe é característica, vai perder tempo com este alarde. O produto veio para ficar.

      • André Marcos

        Cara.. que IDIOTA você é!!!
        Se tucanos reclamarem, feliz do povo produtor, que enfrenta dificuldades imensas em comercializar o produto (filé de tilápia principalmente) graças ao alto custo para criação/engorda e industrialização!!!
        Pessoas como você, tem que arder no fogo do inferno, seu inútil!!
        Peixe vai do cara saber preparar ou não (por isso existe diferença no sabor)
        E sim, 100% de certeza que esses relatórios sanitários estão forjados, tudo para algum político filho da puta enriquecer através da comercialização dessa porcaria!!!
        BRASIL UM PAÍS DE TOLOS!

    • Thiago

      Cara eu achei horrível esse peixe, para fazer frito muito estranho por mais que fique 12 horas na geladeira descongelando ele salta um água estranha não dá liga, o peixe é muito ruim. Paguei 8 reais 800kg aqui no mercado da cidade, infelizmente tive que jogar fora depois de provar. Agora estou comprando Filé de tilápia que está 23 reais o kg o preço é muito caro não sei por que, já o salmão está 25kg o filé vou partir para esses dois.

    • Lê Anny Heinz

      Desmistificando a origem do peixe Panga

      Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o brasileiro consome, por ano, cerca de 7kg de peixe, sendo que a recomendação é de 12kg. Esse cenário pode ser atribuído, entre outros fatores, ao custo elevado do pescado no Brasil.

      Nesse contexto, iniciou-se, em 2009, a importação do peixe Panga, uma opção de excelente custo-benefício (25% mais barato que outras espécies, como a Merluza) ao consumidor, que ocasionou a forte aceitação do produto no mercado. Porém, o Panga começou a sofrer retaliações e a ser alvo de falsas atribuições com relação à sua origem, principalmente na internet, o que vem dificultando a sua consolidação no Brasil.

      O Panga é cultivado há mais de mil anos no Rio Mekong, no Vietnã, um dos maiores rios do mundo, localizado no sudeste asiático. Há muitos anos, é exportado para diversas nações, entre elas os Estados Unidos, todos os países da Comunidade Européia, Japão, Rússia, Austrália, entre outros. Só este fato bastaria para atestar sua qualidade e segurança para o consumidor. Ainda assim, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil realizou uma série de análises nesta espécie, com o objetivo de confirmar a alta qualidade do produto, que foi aprovado sem restrições.

      O Panga tem as características que o consumidor brasileiro sempre desejou em um peixe: tem textura firme, cor branca, sabor suave e sem espinhas. É muito versátil, permite vários tipos de preparos (grelhado, frito, assado e ensopado) e possui um ótimo custo-benefício, por conta das técnicas avançadas de criação e processamento utilizadas pelo Vietnã. Além disso, destaca-se a praticidade do peixe congelado, comercializado limpo e em filés.

      Desmistificar a origem do Panga pode ser um passo importante para atingir o consumo per capita de pescado indicado pela OMS. Sendo assim, gostaríamos de propor uma pauta que abordasse as qualidades desse peixe, bem como seu fácil preparo e sugestões de receitas.

      A Leardini Pescados, um dos maiores fornecedores de pescado do Brasil, foi a primeira empresa a importar o peixe Panga. As informações são de assessoria de imprensa.

      Fonte: http://www.agrolink.com.br/culturas/milho/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=108115

  • Marcus

    Fui fisgado por esse tal PANGA num restaurante na pelinca.
    Agora que fiquei sabendo nunca mais.. Cuidado com os restaurantes do bairro nobre da cidade….

    • Elisio

      As pessoas pensam que um restaurante em área nobre e com preços abusivos são os melhores. Em muitos desses lugares são capazes de cozinhar merda com cheiro verde, vender bem caro e falar que lançamento gastronômico.

      Comam em lugares simples, limpos com comida saborosa e preços justos para o Brasileiro!

  • Gabriel fedatto

    Eu trabalho em uma distribuidora, vendo o panga, peixe mais vendido aqui em porto alegre, não é bem assim como esta na reportagem, o panga ja foi liberado pela vigilancia da saude, isso é uma mentira de marketing, pois vietnã eles não deixam os cara ganharem dinheiro.

    peixe sem cheiro forte, sabor suave, branquinho, é muito bom, e ganho muito dinheiro com ele aqui.

    As pessoas ao inves de ficar reclamando e achando materias idiotas na internet, elas devem se informar muito bem antes de ficar falando, procurem em fontes confiaveis, não em sites baratos. e principalmente estudem antes de falar mal de alguma coisa que não conhecem.

    obrigado!

    • Caro Gabriel,
      peixes contaminados, em sua maioria, não apresentam mau cheiro e tem “carne branquinha” e suculenta. Procure se informar se entre as razões desse peixe ser vendido aqui pelas grandes redes, está o enorme lucro obtido, mesmo pagando altas taxas de importação, e também o fato desse tipo de peixe só encontrar mercado no 3º mundo. Quanto a “vigilância de saúde”, confio pouco ou nada nela. E você, confia? Caso a resposta seja afirmativa, só só lamento. Bom apetite!

      • Edvaldo

        Caro Esdras,
        Já provei desse peixe e achei horrível, uma capa de gordura espessa, bom, talvez dependa da marca e da seleção do produto.
        Prefiro um infarto fulminante causado por pele de frango assado que é muito mais saboroso rsss, brincadeiras a parte, me perdoe se entendi mal, mas você foi um tanto contraditório no que diz respeito a matéria, e a réplica que você deu ao ‘Gabriel Fedatto’. Como assim só tem mercado no terceiro mundo, se você mesmo afirma o seguinte : ‘O Vietnã exporta o peixe Panga há muitos anos para os Estados Unidos, todos os países da Comunidade Européia, Japão, Austrália, Rússia e outros, somando mais de 240 nações. Afirma-se que o Panga comercializado no Brasil pela Leardini é alimentado apenas com ração específica, fornecida por empresas renomadas da área. Mas não se sabe quem fiscaliza ou se responsabiliza por isso.’.
        Bom, de qualquer forma, o peixe é ruim pra diabo…pelo menos o que eu comi.

        • Ulisses

          Caro Edvaldo, o metabolismo animal é diferente na deposição de gordura entre um animal pecilotérmico (peixe) e homeotérmico (aves ou mamífero. Animais de sangue frio,para poder disponiblizar energia da gordura tem a necessidade de armazena-lá em forma poli-insaturada, ou seja, principalmente ácidos graxos C 18 – 2 ômega 6 e C 18 – 3 ômega 3, altamente recomendados para a saude, principalmente por serem redutores naturais do colesterol e por estimularem a resposta anti-inflamatória e imunológica, sendo precursores de leucotrieno e das prostaglandinas. Já o frango aemazena gordura na forma saturada, ácidos palmiticos e esteáricos, C 16-0 e C 18-0, ricos em colesterol.

      • Reinaldo

        Mas… a matéria mesmo diz que o Vietnã exporta esse peixe para os Estados Unidos e países da Comunidade Européia! Como afirmar, depois, que esse peixe só encontra mercado no Terceiro Mundo???
        Desculpe mas há um equívoco aí!

      • Ulisses

        Caro Edras.

        Tem um site esclarecedor sobre estas polemicas iniciadas em email.
        http://www.e-farsas.com/peixe-panga-perigo-para-saude-verdadeiro-ou-falso.html
        Em bem interessante. Leiam todos

        • Ítalo Assunção Mezari Duarte

          Você vai ver que em vez da analisar onde o peixe é criado,como o peixe se alimenta.O site em questão analisa o e-mail.Se você acha que a notícia publicada aqui é farsa, no outro site você é mais boi dos fazendeiros pastando e trabalhando nas fazendas.

    • Luiz

      Gabriel fedatto,
      sou do Paraná e a primeira vez que provei o peixe foi em Porto Alegre. Lá as pessoas consomem muito o panga e até agora parte da população não morreu por conta disso…rsrsrs Ou seja, essas informações de que o peixe faz mal são todas fajutas. Mas como o brasileiro é burro e acredita em tudo que defecam na internet…fazeroque!

    • DERLI STUMM

      GABRIEL
      Gostaria de falar contigo sobre o mercado de peixe.
      Quero criar tilapia em processo super intensivo.
      Ja tenho agua, terra, conhecimento e equipamento.
      Meu fone é 51-9461-8583
      Moro em Novo Hamburgo

  • Etao

    Saudações. Em primeiro lugar, o artigo afirmou resultados de várias supostas pesquisas, mas não citou nenhuma. Que pesquisas são estas? Quais institutos? Há dados publicados e de acesso fácil? Em segundo lugar: “que o coma Dilma” ? Dá um tempo! Vá expurgar seus demônios em outro lugar.

    Em terceiro lugar, essa discussão toda só ocorre porque nosso país tem a cara-de-pau de cobrar valores abusivos pelo pescado. O único absurdo aqui é um peixe do outro lado do mundo ser, no mínimo, 25% mais barato que os peixes criados ou pescados no Brasil. A culpa dos grandes grupos é outra… Chega dos lucros abusivos dos atravessadores!

    • Reinaldo

      De pleno acordo! Qualquer afirmação – ainda mais assim, pública – precisa, necessariamente, de fonte confiável e que possa ser acessada por todos.

    • Márcio

      Matéria sem comprovação dos fatos, ele é tão bom (ou ruim) quanto outros que comemos, mas o sabor é especial.

      • Caro Márcio, só lamento que vc sirva de cobaia. Abraços.

        • Diego

          Sou acadêmico de medicina, reafirmo os ditos anteriormente, que o consumo da gordura de peixe é muito bom para a saúde, que o ministerio da saúde e os orgão competentes já fizeram muitas vistorias antes de iniciar a importação do peixe panga no Vietnã, a fiscalização sanitária brasileira é muito rígida.
          Apesar de não poder provar (exatamente como a matéria publicada que não apresenta enhuma fonte) a fonte da má fama do panga se deve ao seu preço muito competitivo, capaz de desbancar os aquicultores brasileiros, que resolveram investir na má fama para aumentar a competitividade com seus produtos, e a culpa é dos altos impostos que arruinam a capacidade de competição do produto nacional!

  • VOLPONE

    Adoro o peixe Panga.Já comi varias vezes e achei muito superior ao File de Merluza.Carne Branca “saudavel´´ e bom sabor.

    PORÉM depois que eu li essa reportagem, NUNCA MAIS EU COMO.

    Na dúvida, melhor nao arriscar.

  • Giovanni

    Caro Esdras,

    ótimo post! Parabéns pelo trabalho!

    Só ficaram faltando alguns detalhes como o Etao mencionou. Será que você poderia nos informar algumas das fontes?

    Abraço!

  • Adolfo Valduga

    Sou de Porto Alegre, sou pescador de iscas artificiais e experimentei esse peixe em um restaurante grande num bairro nobre. O gosto dele foi de barro e a exessiva quantidade de gordura me repugnou de tal forma que resolvi nunca mais comer esse peixe importado. Ainda sou adepto da Tilápia, Traira ou Robalo do que esse peixe estranho. Duvido muito da nossa fiscalização quanto a qualidade dos alimentos importados, o que interessa é o lucro mesmo e enriquecimento rápido. Que o Gabriel enriqueça bem rápido dessa forma!!!

  • eiliezer

    SE O PEIXE PANGA É CONTAMINADO , QUAL ALIMENTO QUE NÃO É CONTAMINADO NO MUNDO?

  • Jose Neto

    Adorei este peixe e o preço, não acredito na acusação contra o peixe indefeso! Nem sou exemplo de 100% saudável! vou continuar comendo!

    Obs: Também não encontrei pesquisa científica que comprove esta hipótese!

  • Pedro Lopes

    240 nações é complicado… o mundo só tem 196 estados soberanos reconhecidamente. Você está contando com as nações dos povos africanso também, é?…

  • Bel

    Tudo que e muito barato desconfie… se for made in china e etc… desconfie mais ainda…tenho amigos que conhecem as condicoes desses lugares ( comoChina eVietnam)e com certeza os habitos de higiene por la sao muito estranhos, pra dizer o minimo…tem tanto peixe daqui pra gente comer… va ao mercado publico e compre-os frescos… um treco ultracongelado nao pode ser boa coisa… as pessoas estao se acostumando a comer qualquer merda…

    • Rod

      Cara, Vocês estão discutindo uma coisa que já é errado desde o começo, o governo quer é dinheiro, os caras que importam pagam meio mundo para não pagar impostos e nos mandam um monte de tranqueira pra “usar” e “comer”. porque ficam discutindo se é bom ou não o peixe, é claro que não é bom, se fosse bom os Vietnamitas estariam comendo tudo, os caras são quase que uns miseráveis, eu ja estive lá, O gabriel fedatto deve estar ganhando muito mesmo, pq o que da dinheiro aqui no Brazil é tranqueira mesmo, olha a 25 de março e galeria pagé!! pergunta se alguem quer sair dali!! esse mundo ja era e tenha um bom apetite com sua ignorancia faminta!!!!!!!!!!!

  • jalves104

    É isso aí Bel…
    “Tudo que for muito barato desconfie… se for made in China e etc… desconfie mais ainda…”
    Já deu uma olhada nos componentes do seu PC? A maioria é Made in Chine…
    Já olhou nos componentes eletronicos do seu carro? Made in China…
    Dá uma olhadinha no seu Nike ou Reebok ou outro… Made in China, Malásia, Indonásia, etc…
    E aí??????

  • Andreza

    Bom, na dúvida prefiro o filé de merluza, rssss

  • Luis Gama

    Camarão também come de tudo o que encontra e nem por isso deixamos de apreciá-lo.

    No site da Proteste ( http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm ) foram feitos testes no peixe e nada foi encontrado.

  • Fernando

    Caros colegas consumidores de peixes, não sou doutor, mas aqui acredito que posso dar minha opinião.
    Fiz uma breve pesquisa em alguns sites sobre o peixe Panga e sobre o rio Mekong, que é onde o peixe é pescado, e realmente eu não acredito que uma pessoa consiga comer algo que sai daquele lugar, pois é imundo, com casas flutuantes,(alguém sabe a quantidade de esgoto sai por dia de uma residência normal).
    Caros colegas analisem sua alimentação, pois é isso que vai definir quanto tempo de vidas vocês ainda vão ter.
    Aos amigos que comercializam esse produto, se acreditam que é de doa qualidade, continuem comendo e dêem aos seus filhos, eles vão lhes agradecer quando vocês tiverem dinheiro suficiente para curar as doenças causadas pelos alimentos ingeridos.

    Att: Fernando.

  • Felipe Lima

    Olha é muito triste isso… Como saem falando besteira por aí… Meu querido só vou te fazer uma pergunta.

    Cadê a fonte, a bibliografia da sua pesquisa pra escrever tanta besteira?

    E me faz um favor, acha para mim e para todos aqui que estamos lendo esta notícia nisto que você chama de jornal, os dados de pessoas envenenadas pelo peixe. Se você achar eu te peço desculpa e assino o jornal.

  • edras quais as fontes foram tiradas estas pesquisas laboratorio quais metais pesados citado , me de detalhes destas pesquisa qur foi encontrado nos peixes quem pesquisou fontes seguras e os documento. por que tenho interesse pq vendemos no restaurante temos q saber informaçoes de q fonte esta vindo e pq cif liberou estes peixes.desde ja agradeço peço retornar informçoes.

    • Caro Edmar, basta dar uma pesquisada que vc vai encontrar farto material. Recomendo que busque em inglês e francês. Não deixe de assistir ais vídeos. Sâo bastante esclarecedores, Abraços.

      • Esdras, voce viu a foto acima do peixe recém pescado, inteiro? um peixe com insumos venenosos, apresenta alterações na sua morfologia e na pele, manchas escuras e perdas de filamentos na cauda e nas nadadeiras ventrais e dorsais, o peixe acima e nas fotos , mostram-nos um peixe saudável, como vemos nas nossas bancas de pescados comerciais, .Outra coisa se há infestação de lumbricoides o peixe se apresentará enrugado e tendo sua espinha dorsal encurvada. Nada disso está aí os filés são de boa aparencia e sem cheiro(peixe estragado TEM CHEIRO SIM!

      • eduardo

        caro Esdras vc ja foi a um frigorifico que fabricam cabui,calabresas,salschas,etc o que vc acha que vc come de bom aqui no brasil

        • Sim, já fui a vários. O fato de existirem porcarias como salsichas e etc, não absolvem um peixe tão ruim como o Panga. No Brasil temos ótimos pescados. Não precisamos importar esse lixo vietnamita. Basta vc dar um pulinho em qualquer mercado de peixes para ver de perto. Bom apetite!

    • edras, pq ministerio da saude liberou ,pq os estados unidos e outros paises estao deixando entrar .ja q ouvi vc falar q nao confia nos ministerios saude do brasil . e q vc me diz dos estados unidos ,vc pode me dizer de qndo e´estas pesquisas? que vc ta ganhando cm isso .

  • Caro Márcio, nossas diretrizes não permitem comentários ofensivos. Por isso, esse, não será publicado.

  • Evair

    Até agora li e ri de tudo que se falou e com certeza não consumirei o tal panga…mas o Márcio…ai, esse merece! DESDE QUANDO SE COMPRA O QUE VEM RETRATADO NA PUBLICIDADE?? …nunca comprei a pizza que vem na tampa da caixa, nem a carne que o supermercado publica em seus folders…ou mesmo o lanche do macdonalds não é igual à foto!!!

  • Janice

    Concordo com Evair!! Não tenho pesquisa comprovada, mas esse monte de doenças que acomete a população atualmente (câncer está generalizado), acredito cada vez mais que é devido a essa alimentação cheia de porcarias que consumimos!!

  • Deisi

    Quando provei o panga senti gosto de ovo e não me agradou
    nada a quantidade de gordura. Na verdade não tem gosto de peixe. Acho q devemos divulgar ao máximo a origem do panga p/q as pessoas não consumam este lixo!

    • Cara Deisi, essa é a questão, quanto mais divulgamos, mais descobrimos novos pontos obscuros sobre a origem e criação desses peixes. Muita gente que está faturando alto com esse comércio tem postado comentários assombrosos aqui no blog. Fazem a defesa do indefensável. Mostrar algumas criações “modernas” sem mostrar tudo e nem dar a composição e a origem dos sub-produtos industriais utilizados na engorda não explica nada. O blog divulga os riscos, mas cada um assume os seus. Abraços.

  • aurea flisch

    Esdras, estamos falando de consumistas brasileiros,por isso as fontes de pesquisas sugeridas em inglês e francês, não são recomendáveis. Apresente fontes brasileiras, onde o povo possa acessar livremente. Por favor, não se esquive.A partir do momento em que jogamos em rede pública uma informação, temos que ter todo o embasamento necessário.Acabei de comprar o panga da Leardine, o meu freezer está lotado, e aí? Jogo fora ou a Leardini tem algum processo diferente que isenta o panga de tanta nocividade?

    • Aurea, concumir ou não o Panga, já que não é proibido, fica a crtitério de cada um. O blog apenas está mostrando o que não é mostrado por quem está faturando em cima, os vendedores. Desde de quando fontes oficiais brasileiras são confiáveis? Por outro lado, todas as fontes internacionais, ao contrário da sua impressão, são de livre acesso aos brasileiros, santa internet… Quanto ao processo, mesmo que os vendedores digam que é outro, como garantir isso? A ração fornecida a esses peixes, negrófágos por natureza, é composta de restos de animais, ossos etc… qual a a origem desse material? Pois é… Resta ao consumidor utilizar seu livre arbítrio par escolher o que ingerir. Eu prefiro filé de merluza. Tenho comprado a menos de sete reais o quilo é de ótima qualidade. Abraços.

  • marcos

    eu pesquisei e vi muito sensacionalismo de muita gente que fala e n prova nada… tenho duvidas sobre a qualidade do peixe, mas tambem tenho muitas duvidas sobre esses boatos que estao pregando sobre o panga… quem diz que eh contaminado e tal, coloca a fonte ai da informação para que possamos comprovar…

  • galo doido

    urubu na guerra é frangoo….

  • Alvaro Cassiano

    Bom dia meu caro Esdras,

    Muito obrigado pela matéria, recebi um e-mail destes e resolvi pesquisar, admito que estou em dúvidas sobre a qualidade do peixe.
    Porém conhecendo o Brasil como conheço (e como poucos), prefiro não consumir.. conheço diversos distribuidores de carnes por exemplo que me informaram de diversas carnes vendidas em grandes mercados são contaminadas, principalmente as com preços muito baixos.
    Eu não acredito na certificação de algum orgão nacional, até pq sei de parte das falcatruas que ocorrem com fiscais… quem quiser saber basta ler um pouco de jornal e ouvir notícias nos rádios e canais de tv.
    Se é verdade ou não, prefiro não consumir… prefiro pagar alto por uma boa alimentação e ter uma vida saudável do que comer coisa barata e gastar o triplo com remédios no futuro.

    Abs meu caro!

  • Bruno

    O autor poderia citar quais são as “pesquisas internacionais” que ele tanto fala no texto.

  • Vanessa

    Ah, eu tinha esquecido que os rios e mares brasileiros são limpíssimos e livres de qq contaminação. Tb tinha me esquecido que nosso rebanho de gado, bem como as criações de frango não tem hormônios injetados pra que eles cresçam e engordem rápido. E tb me esqueci de toda a sorte de agrotoxicos que são dispensados sobre as plantações que vão parar direto no meu prato. Tudo isso é tão cancerígeno qto qq peixe vietnamita. A verdade é que não há nenhuma pesquisa séria que comprove essa matéria, pq se houvesse, o autor já teria publicado, uma vez que foi questionado várias vezes sobre isso. O fato é que o peixe é barato, bate os “nacionais” no preço e possibilita que uma qtdade maior de pessoas consuma a carne de peixe que é tão recomendada por nutricionistas. Ele não é nada diferente do que a gente já é obrigado a consumir no dia a dia.

    • Eduardo

      Concordo e assino em baixo.

    • mareli

      boa Vanessa… era exatamente isso que eu pensava enquanto lia os comentários, todo mundo crucificando o peixe porque ele vem do Vietnã, porque lá não tem higiene… o problema é ele ser barato demais… logico que eu não consumiria um alimento que “comprovadamente” fosse prejudicial a saude,mas os nossos peixes tbem são tratados com ração, e até onde vai meu conhecimento essas rações são feitas de restos animais… de carne de frango e até de restos de peixe descartados pela industria, então os panga não comem nada que os nossos peixes não comam tbem.

  • Ivan

    Na verdade alguns paises fazem do Brasil um verdadeiro derrame de lixo tanto alimentar como de outros produtos industrializados
    Temos sim que dá credibilidade a essa matéria e digo mais que está se doendo é porque esta faturando muito com esse produto sem se preocupar com a saude da população.
    Parabéns pela materia Esdras o recado foi dado agora que cada um tome suas decisões de cosumir o tal produto ou não.
    Um grande abraço.

  • Henrique Luiz Mayer Nunes

    Caros leitores,

    O que pude observar é sempre a resposta do autor (Esdras) aos comentários de gente que gosta do peixe, desejando que continuem comendo e sugerindo que vão se prejudicar com isso. Porém, o artigo não expõe relevância científica nenhuma.
    Se analisada a veracidade das fontes que comprovem a má qualidade do produto, daí será possível saber se esse peixe é bom ou não. Cabe a nós pesquisar tais fontes também antes de “palpitar” qualquer suposição ou desejar o mal para outros.
    Agora, se o peixe é “porco” e come de tudo ou não, ou se tem produtos químicos em sua carne, também quero saber!

    Abraços!

    • Pois é Henrique, vc chegou muito perto. O que acontece é que aqui se coloca opinião em discussão. Cada um tem a sua. Discute-se, e cada um tira as suas próprias conclusões. Eu não como esse peixe de jeito nenhum, outros aconselham que se coma. Alguns concordam comigo, outros não. Assim é a democracia. Mas algumas defesas exarcebadas deixam logo o rastro da sua origem. Afinal, tem muita gente ganhando rios de dinheiro com esse peixe, enquanto outros correm o risco de pagar o pato, quer dizer, o peixe. Na dúvida, fico com a tradicional merluza, saborosa, barata e segura.

  • wagner

    Quem se alimenta de besouro, escorpião, larvas, e outros insetos, um peixinho contaminado com iodo ou outro metal pesado qualquer não fará muita diferença. Meu Deus! O Brasil possui um dos maiores litorais do mundo, abundante em rios de água doce, em qualquer córrego se pesca lambari, porque iremos arriscar a nossa saúde para economizar uns trocadinhos! Este peixe chega ao Brasil com preço líquido para o importador a R$3,99; para o consumidor final dependendo da região está variando entre R$7,00
    até R$45,00 em feiras livres. Importado do oriente, somente eletrônicos, nada de comestiveis!

  • Neena

    Oi Esdras.
    Bom, consumo esse peixe desde o início de 2010 e ao contrário do que muitos comentaram eu sempre senti gosto de peixe e ele sempre caiu muito bem no paladar de quem comeu o filé de panga que preparo. O que se deve pensar também é no modo como é preparado. Eu sempre retiro toda a gordura visível do peixe e nunca uso óleo nenhum quando vou prepará-lo. Uso o mínimo de tempero possível. Nunca senti gosto de barro, ovo ou qualquer outra coisa, mas sim um gosto suave de peixe.
    Enfim, se é tão ruim assim, “lixo por lixo” prefiro o panga a um lanche do McDonalds.

  • Wescley Vieira

    É triste que uma pessoa com “aparentemente” experiência, receba emails inventados e coloque isso em um post sem antes fazer uma pesquisa e atestar a veracidade dos fatos. O texto desse artigo já caiu no meu email umas duas ou três vezes, como uma corrente daquelas que dizem que prendedores de cabelo são feitos com camisinhas usadas na china.

    Por favor né… Se informe antes de sair falando.
    Você queimar o seu nome e acabar perdendo a credibilidade.

    E sim, sua resposta: Muito Panga para nós!!! \o/

  • Cristiano

    Isso nada mais é que choro dos produtores nacionais que querem empurrar pescado muito mais caro que o importado, para nós. Para isso, plantam essas informações que não tem nenhum fundamento. Por que não reveem seus lucros e se tornam mais competitivos.

  • MARCELO

    SE O PANGA ESTA FAZENDO ESTE REBOLIÇO IMAGINA QUANDO FIZEREM TESTE S NA AGUÁ FORNECIDA,FILÉ DE MERLUZA,NO FRANGO INTEIRO OU EM PARTES CONGELADO, ETC.

  • Comi em Minas Gerais e adorei…carne branquinha e saborosa, alem de nao ter espinhos pra gente ficar tirando, nao acredito nisso que dizem, pq aqui mesmo no Brasil tem muitos alimentos contaminados que matam e ninguem fala nada.

  • Hugo

    Ah entendi o problema do panga agora.. o preço baixo deste produto importado incomoda o mercado nacional (http://al-sc.jusbrasil.com.br/noticias/2322037/dos-gabinetes-importacao-do-peixe-panga-sera-suspensa-temporariamente).
    Fazem isso com peixes, com veículos (vide chinesas e koreanas) e com todo aquele que ousa enfrentar a gula dos mercenários de plantão!
    Atenciosamente,
    Hugo S.

  • Alan Pandorf

    Engraçado que a nossa Carne Bovina, para ser exportada para o continente Europeu, e necessario que tem tenha rastriabilidade!

    Em quanto isso nós comemos porcaria, o resto dos outros paizes!

    Brasileiro é burro, ve o preço se tem espinho ou não e acha que ta no lucro comprando.

    O fato é se tem comida na mesa do povo, ninguem reclama, ai o governo fica satisfeito independente da maldade que esta se passando!

  • Comeu e gostou?
    Há pessoas com paladares estranhos. Algumas pessoas comem merda e gostam. Como discutir? Continue comendo porque vai limpando o planeta. Me convide para a missa de sétimo dia…

  • Gilberto

    Instigante, assustador e polêmico este artigo. Pena que não estão citadas as fontes científicas das comprovações textuais e das pesquisas citadas.

  • Luiz Roberto

    O pior de tudo é que tem restaurante vendendo file de panga por file de linguado, é o mesmo que voce comprar uma tv sony
    ultima geração e levar para casa uma cce. Quem fiscaliza?

  • Alan Kardec de Oliveira

    Há muitos outros sítios pela internet que defendem o uso culinário do peixe. Mas as informações daqui me parecem um tanto sem referência, uma vez que, para se defender um ponto de vista como este, é necessário que haja informações sobre a origem dos dados expostos. Aqui não tem uma sequer e não acredito que MAIS DE 240 países pelo mundo estejam importando e consumindo esse peixe sem nenhuma segurança alimentar que o investigue a fundo. Esse senhor (Esdras) é produtor de peixes????

  • Gustavo

    Esses comentários negativos sobre o peixe são pelo fato de que eles entram no Brasil pela metade do preço que custa o nosso “Bagre” que é quase a mesma coisa.

    Além do mais, não acredito que a fiscalização da vigilância sanitária permitiria a entrada de alimento estragado.

  • dariomontreal

    prezados: aclaro que nao sou conhecedor da area e mal entendo alguma coisa de peixes, mas gostaria so de compartir uma experiencia.
    faz 4 anos teve a oportunidade de viajar a trabalho a alguns regioes da asia, entre elas vietnam. naquela ocasiao fomos convidados a visitar uma procesadora de peixes propriedade de uma outra empresa local. nunca esquecerei aquilas imagens e a surpressa que me causaram devido a que tinha, reconheço agora, uma imagen distorcia da realidade de vietnam. aquila procesadora era uma verdadeira factoria a qual chamar do primeiro mundo, seria insultar.
    fizemos uma visita guiada pelas areas responsaveis dos distintos procesos e desde minha ignorancia absoluta do assunto, posso lembrar que isso tudo parecia um laboratorio da nasa. jamais tenho visto uma outra coisa parecida.
    me lembro que falaram que os principais clientes externos eram os principais paises da europa e estados unidos e que a produçao pasava por 17 controles antes de ser liberada. se um controle dava valores diferentes do previsto o lote completo ia para reproduçao como adubo etc.
    desconheço como deve ser hoje mas escutando tudo aquilo do panga e lembrando os absurdos contoles sanitarios pelos que pasava a produçao, simplesmente fica em mim uma grande desconfianza da fonte dessas informaçoes.
    modestamente, para mim tudos aqueles argumentos sao como minimo suspeitos ou dignos de reavaliaçao.
    acharia otimo que meu comentario seja de alguma utilidade.

    obrigado

  • Adriano

    Bom dia a todos. Nao estou aqui em defesa do Peixe Panga. Mas vivi grande parte de minha vida na Europa. Italia, España, França. E posso afirmar que esse produto é encontrado no mercado Europeu. Ou seja, nao é um produto consumido apenas em Países de 3º mundo. Uma boa semana a todos

  • Hudson Couto do Amparo

    Bom dia! Sou profissional da área de alimentos. Até o momento não vi ninguém da área, bem como pessoas especializadas darem suas opiniões. Acredito que o autor poderia entrar em contato com os orgãos governo(ANVISA/MAPA) e tirar mais informações. Poderia também entrar em contato com órgãos de pesquisa e instituições renomadas para também darem sua opinião (Universidades, Unicamp, ITAL). A opinião destas pessoas são mais concretas e apartir dai postar no blog algo que pode ser sério e que serviria de um real alerta. Acredito que desta forma o blog estaria sendo de grande utilidade pública. Não só um mero transmissor de lenda urbana.

  • Romulo

    240 nações? Segundo a ONU são só 191…

  • Vann Gouvea

    http://www.agrolink.com.br/culturas/milho/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=108115

    http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm

    Peixe panga sem químicos

    123

    8

    O peixe panga, originário sobretudo do Vietname, está envolto em polémica. Não descobrimos problemas graves e continuamos atentos.

    Circulam notícias na Net e chegam-nos dúvidas de associados, nos últimos meses, sobre o peixe panga: que está contaminado com bactérias patogénicas (Listeria monocytogenes e Vibrio cholarae, causador da cólera), metais pesados e resíduos de medicamentos anti-infecciosos e hormonas.

    Testámos cinco marcas que vendem filetes de peixe panga ultracongelado. Realizámos análises microbiológicas e quantificámos metais pesados e resíduos de medicamentos anti-infecciosos. Encontrámos microrganismos a 30ºC e Listeria monocytogenes, bactéria potencialmente patogénica, na Froxá, Pescanova e Sarovar Pesca, em valores que não ameaçam a saúde pública.

    PEIXE PANGA ULTRACONGELADO: RESULTADOS DAS ANÁLISES

    Marca

    Preço por quilo
    (€)

    Conservação e preparação

    Higiene

    Patogénicos

    Metais pesados

    Medicamentos

    Apreciação global

    Pingo doce Filetes de peixe gato riscado

    4,88 – 4,99

    Brasmar Filetes de peixe gato riscado

    3,99 – 4,48

    Froxá Filetes de panga

    3,38

    Pescanova Filetes de pangasius sem pele

    4,8 – 5,98
    Sarovar Pesca Filetes de panga

    4,98 – 5,19

    Não encontrámos metais pesados nem resíduos de medicamentos anti-infecciosos. Verificámos não haver problemas associados ao seu consumo. Porém, estamos atentos.

    Originário do Delta do Mekong, no Vietname, o peixe panga ou gato, nomes comuns dados à espécie Pangasius hypophthalmus, produzido em aquicultura, é vendido fresco e ultracongelado, em filetes. O preço por quilo das amostras testadas varia entre 3,38 e 5,98 euros.

    Quase sem espinhas e de gosto neutro, é aconselhado, devido à textura, para cozinhados em wok, panados e cozidos.

    • Caro Vann, que ótimo resultado para o Panga. Espero que os testes de Portugueses sejam bons. Mas continuo preferindo peixes criados em águas menos poluídas. Pesquise também Delta do Mekong. Abraços.

  • Vann Gouvea

    este é um site de teste de Portugal

  • Leonardo

    Aff maria… burro é quem acha que esse peixe é produzido só em um lugar. Você acha também que toda ostra que vendem é suja??

    A vigilância sanitária daqui pode não ser tão boa, mas concerteza se o consumo não fosse adequado, a FDA nos EUA iriam impedir a comercialização desse peixe(Veja que o Panga é vendido para os EUA tbm).

    http://www.e-farsas.com/peixe-panga-perigo-para-saude-verdadeiro-ou-falso.html

  • Charlye

    Acho melhor pesquisarmos as histórias antes de sairmos espalhando boatos pela net.

    http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=97462

  • Ale

    Esdras, o que mais me surpreende em sua matéria é que não tem nenhuma base científica.
    Se os EUA, o país mais chato do mundo em relação a alimentação (que por sinal proíbe a mortadela, que tantos brasileiros amam, por falta de higiene) libera o Panga, por que o Brasil seria o lançador dessa campanha anti-Panga?
    Laboratórios internacionais e nacionais dizem que não há quantidade suficiente de materiais no Panga que possa fazer mal à saúde. http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm
    Por favor, se realmente é verdade a sua matéria, comprove com dados e não utilize como fonte um spam criado no vietnã e traduzido para centenas de línguas.
    Abraço.

    • Elisio

      Pelo seu comentário existe nformação que a carne do “Panga” não tem quantidade de materiais suficiente que possa fazer mal á saúde, ou seja existe uma contaminação. “PREVENIR É PREVENIR SEMPRE” JAC88.

  • rogdrio

    vcs são loucos por conspiração isso sim

  • aaaiii que nojo um peixe quase do esgoto que nasce na merda posso admitir é gostoso mas pode dar um problema de saúde maior do mundo gente é nojento

  • Jose Renato Soll

    Desculpe pela minha ingnorância mas se o rio e tão poluido como estão falando, como o peixe pode sobreviver neste ambiente, pois se consideramos a poluição as aguas do rio devem ter muito pouco oxigenio para tantos peixes.

  • Fernando

    Caro Esdras, cade os comentários te apoiando? Acho que todo ser humano tem direito de se precipitar e tem o dom da admitir!

  • santiago

    Depois de doar R$1,00 pra menina com cancer que perdeu os pais, vou tomar coca-cola direto na latinha, comer um filé desse peixe enquanto espero a entrega do Notebook HP, conforme me foi prometido por e-mail.

    PS. esuqci de mencionar que também vou esperar o deposito de 500 mil reais, por ter ajudado uma princesa Africana que teve seus bens bloqueados no seu país!!

    Se não morrer de leptospirose nem de outra doença ..mando noticias

  • carina ferraz

    Caro Esdras,

    Sou bioquímica, trabalho na Petrobras e cheguei até sua coluna porque iniciamos uma discussão sobre esses emails vinculados com informações duvidosas. Tão distinto senhor não deveria citar fontes, verificar se as informações são verídicas, estudar o assunto antes de publicar essas informações? Esse sensacionalismo é o típico reflexo da mídia atualmente…é o que vende jornal, não é?
    Sou eu quem fiscaliza a cozinha do estabelecimento comercial do senhor e lhe dá autorização para funcionar ou é a autoridade sanitária? Não há uma ordem para tudo isso se estabelecer?
    Formadores de opinião como o senhor deveriam ter mais cuidado com o que publicam.
    Que numa próxima vez um spam não seja reproduzido e que seus leitores sejam realmente bem informados,

  • Ana Cláudia

    Não sei se isso é verdade,mas por via das dúvidas não vou mais comer esse peixe!

  • Silvio Kurzlop

    Comi hoje no almoço um filé de peixe sem saber qual era.
    Gostei tanto que fui perguntar ao cozinheiro e depois vim aqui pesquisar.

    Infelizmente uma boa parte dos defensores e dos que criticam parecem estar meio perdidos como o próprio Esdras que apesar de ter contribuído para a discussão foi muito contraditório em seu texto.

    Alguns parecem claramente tendenciosos, provavelmente devem estar ganhando ou perdendo dinheiro por causa do impacto da entrada desse peixe no mercado brasileiro nos últimos anos.

    Se eu puder somar alguma coisa à discussão é dizer que comi e gostei muito.

  • Denis Marcos

    E mole saber
    Podia pedir ao Prof Marcos Salomão do LCA da UENF pra dar uma olhada nisso.
    Lá eles tem uma parafernalha enorme de equipamentos pra estudar os peixes do Paraíba do Sul. Fazem sempre isso. Escrevem em revista internacionais. São muito bons nisso. Dizem logo se tal peixe é PCB ou PCDB. pode ser até PDT

  • Leonel

    Não preciso saber se é contaminado ou não…De qualquer forma, na minha opinião, o gosto desse peixe é horrível sendo isso, mais um fator para deixar de come-lo.

  • carlos

    Caro edras, vendo e consumo o panga a muito tempo e so tenho elogios respeito. e nao me lembro quem comentou que o peixe e gorduroso e ruim pra diabo…. vai aprende preparar peixes antes de falar qualquer.
    nao e so jogar num recipiente e meter fogo.
    e mais vc deve consumi todos os dias tomate, ortaliças, carnes suina, bovina e aves a qual um caboclo ai falou que prefere comer a pele gordurosa do frango que ao panga. meu esses animais muitas vezes tem tanto ormonio e outros substancia, quem crianças com 10 anos ja tem barba, meninas seios fartos, crescimento desordenado. enfim, portanto se informe melhor e pare de falar lorotas.
    obrigado…….

  • Mario

    Que texto absurdo. Uma dica, procure artigos científicos ao invés de “textos” de internet. http://www.sciencedirect.com e procure sobre a espécie. A questão é dinheiro, pois é muito mais barato comprar um produto produzido e processado no Vietnam e China (mão de obra ridiculamente barata) do que produzir e processar no Brasil. Vocês falam sem conhecimento de causa. E o Salmão made in China que vocês pagam 29,90r$/kg?? Não devem nem ter percebido, não é?! Pois saibam que esse Salmão é pescado na Sibéria e processado na China sendo muito mais barato do que o Salmão do Chile. Vão deixar de comer agora sabendo que o processamento dele é na China? Com o panga é igual, assim como a merluza (que vem da Espanha) e é muito mais barato que um pintando, dourado, robalo (peixes nativos brasileiros). “Altos níveis de bactérias”???? Se fosse assim não estaria no mercado, a fiscalização brasileira não é tão ruim quanto vocês falam. O peixe que está aqui e na Europa, EUA é o mesmo, assim como o Salmão, a diferença é o tamanho do filé, pois no Brasil o consumidor quer baixo valor de mercado e na Europa e EUA querem peixes de maior tamanho (e pagam muito mais por isso).

  • Caro consumidores me comammmm
    rsrsrsr
    É só uma pena, temos tantos rios e peixes, e vem esse láaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa da casa da porra.
    Bem não tem nada de doença e blá blá.
    Briga de marketing.
    Fuiii

    • Leiraj Sevla

      Claro cara, isso é o “anti-marketing” se é que isso existe…sao as grandes disseminando boatos pq estao perdendo espaço. só isso. Tenho amigos que comem peixe do tietê, agora que parte do tietê? Sacou? Bon apetit!

  • Anderson

    Faltam referências reais de estudos comprovando tais afirmações. Buscando informações de fontes de pesquisa, as referencias sao contrarias ao seu texto:
    http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm

  • Peri Nascimento

    Os testes rigorosos do Ministério da Agricultura, provando que o peixe é inofensivo à saúde: http://www.frescatto.com/br/espaco-frescatto/novidades/406

    Os testes da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, também provando que o peixe é inofensivo: http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm

    Poxa, Esdras, opinião é uma coisa e verdade é outra. Se minha opinião fosse de que Buenos Aires é a capital da França, eu estaria errado, e não me adiantaria nada dizer: “esta é minha opinião, respeito a sua, que é diferente”, pois eu continuaria errado. Não importa se sua opinião é de que panga faz mal a saúde, dois orgãos especializados e confiáveis testaram isso e provaram que não. As pessoas tem a mania de achar que tudo o que o Brasil faz é ruim, mas em termo de importação de alimentos, nosso país é extremamente rigoroso em testar, antes de importar. E pelos testes do Ministério da Agricultura, não há nada de errado. A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores também testou, e constatou que o peixe é inofensivo. Sua opinião está errada, e tem fatos que provam isso. Favor parar de espalhar boatos errados da internet.

    • Calma Peri, existem muito mais coisas nessa história do que pode imaginar a nossa vã gastronomia… Os cartéis asiáticos são poderosos. Em breve publicarei novidades. Aguarde. Abraços.

    • Elisio

      O nosso Governo afirma que pagar impostos é bom para o desenvolvimento do Brasil. Apenas o que vejo são polícos entrando pobres no máximo classe média e saem milionários e o desenvolvimento do País “never”.

      O orgâos Governamentais também tem interesse na comercialização de produtos importatdos no Brasil, cabe a nós decidir o que é bom ou ruim!

      Portanto atenda sua opinião e acredite no seu Governo e coma o “PANGA”, e respeite a opinião dos outros que acreditam em boatos e não querem comer “PANGA”. Preferimos Tilápia, Merluza, Pescada, Cação e muitos outros.

  • MARINÊS

    Adoro peixes, mas sinceramente,tudo que é asiático “fico c/ o pé atrás”, portanto não como, se sei que a origem é de lá, não consumo e nem deixo ninguém de minha família consumir!

  • Patricia

    Com base no que????
    Onde estão citadas as fontes???
    Não se pode simplesmente jogar uma notícia dessas em um site e não dizer aonde os estudos que afirmaram isso foram feitos… Não dou credibilidade a isso…

  • Rogerio

    Essa polemica, para mim é uma guerra comercial! ele é vendido no Japão, pais extremamente rigoroso!
    O peixe é muito bom e barato!
    O governo tem que fiscalizar!
    e os produtores nacionais e internacionais tem que se adaptar as leis sanitarias de cada país.

    Abraço

  • joao

    Se o Rio Mekong é um dos mais poluídos do mundo.
    Que tal vc dar uma paradinha ali na Marginal Pinheiros ou Tietê, dar uma pecadinha.
    Verdade ou não, só por saber disso, esse peixe nunca servirei aos meus filhos.

  • Rodrigo

    Caro Esdras, como jornalista você deve saber que toda informação deste tipo deve ser precedida de fontes confiáveis, então se as tem indique os links, para assim acabar de vez com a dúvida de quem se interessa.
    Espero que você tenha essas fontes, pois existem várias provando o contrário do que está dizendo.

  • Aldenor

    Acho que tem gente aqui que produz peixe e tá sofrendo com a concorrência do importado!
    O peixe é importado para diversos países com rigoroso controle de qualidade dos produtos recepcionados. As informações postadas são vazias, considerando a ausência de provas concretas a embasá-las. Foram postadas pesquisas contrárias apontando a regularidade do peixe. O que se verifica é uma verdadeira retaliação ao baixo preço do produto.

  • Rogério

    Para não deixar dúvidas existem sites que verificaram as fontes, youtube e o verdadeiro motivo do e-mail falso que circula pela internet. Na verdade, independente do paladar de cada um, do preparo e do sabor do peixe, trata-se de guerra comercial, visto que o panga é importado em toneladas e ameaça o comércio nacional de pescados. Se o Gabriel, conterrâneo daqui de Porto afirma que vende muito, é lucro certo.
    Quanto ao Sr. Esdras, não citou as fontes, e os vários blogs noticiosos multiplicam o mesmo texto, espalhando pânico, o que seria considerado crime em outros países.
    Se fosse deixar de comer qualquer coisa em restaurantes, então não comeria nem a salada.

  • LCF

    E a carne de porco????. Sabemos que os porcos comem qualquer coisa, lavagem (comida estragada) e até merda… no entanto os brasileiros o ADORAM!!!! e ninguém morre por causa disso. E aí???? Vamos continuar comendo carne de porco????

    • Elisio

      Caro LCF, a carne de porco deve ser consumida bem passada, pois devido o que o porco come a carne tem sim contaminação, embora pode ser eliminada em altas temperaturas.

      Conhecí duas pessoas que teve o cérebro contaminado pela “bactéria da carne de porco”, um já faleceu do problema o outro vive más com a deficiência.

      ” SUA SAÚDE E VIDA É UMA SÓ, “ONDA HÁ FUMAÇA HÁ FOGO”, VAMOS CONSUMIR O QUE É NOSSO E QUE TENHA PROCEDÊNCIA”.

  • luciano

    Hoje comi esse peixe, realmente uma delicia.
    Gostaria de saber antes de mais nada, onde está esse bláblá sobre metais pesados.
    Pois falar é facil, citar a fonte as vezes é impossivel.

  • Glauber

    Senhores, isso é especulação de quem me desculpe não tem o que fazer e fica procurando qualquer notícia para causar alvoroço.Este peixe não tem qualquer tipo de contaminação , pra provar isso pede pra quem esta o acusando a fonte das noticias.

  • Felipe Lima

    Esdras, depois que li toda a discussão sobre sua matéria, concluí que o melhor jeito de responder à sua reportagem é ignorando-a.

    O Brasil já está cheio de gente falando M. à toa, não seja mais um. Vai comer um panga que eu sei que você deve ter uns 30 na geladeira! hehe

  • Caros internautas, somos privilegiados em poder usufruir de grandes oceanos, limites de nossa imensa costa brasileira, e somos o celeiro mundial na área alimentícia pesqueira, e assim podemos nos dar o luxo de escolha no que tange a limento (peixe), e não precisamos estar nos alimentando de podridão oferecidos por grandes industrias, que não ligam a mínima para o povo brasileiro, pois só visam os seus bolsos, até porque não somos grandes consumidores de carne branca (peixe), por via das dúvidas e das veracidades apresentadas, devemos deixar o peixe panga de lado! melhor evitar….

  • HELENA LIMA

    Caro Esdras, tenho tanto horror a esse peixe, que vim procurar como se sabe a diferença entre ele e a merluza, que gosto tanto, mas já não sei se estou levando gato por lebre. Você sabe como identificar? Obrigada.

  • junior parreira

    Recomenda -se comer o filé de Panga com uma boa cachaça aqui de Minas. Pois o poder medicinal da cachaça extermina qulquer verme e metais nocivos.

    E NÃO SE ESQUEÇAM DO LIMAOZINHO GALEGO. Fica muito mais gOSTOSO.

    JUNTO COMUMA GELADA. Nada melhor para a saúde.

  • Jefferson Batista

    Pessoal, isso é especulação. Vejam esses links: http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm ; http://blog.opovo.com.br/opeixe/voce-conhece-o-peixe-panga-entenda-a-polemica/ ; isso para conter o avanço da importação desse peixe, prejudicando os produtores nacionais.

  • Jefferson Batista

    Mais aqui: http://www.panoramadaaquicultura.com.br/paginas/revistas/115/PangaChegaBrasil.asp ; Ou seja, o produtores nacionais estão com medo. Pelo preço, muito competitivo, bem mais barato.

  • Sandra Ribeiro

    Penso que estamos vivendo uma época de “muitas contaminações”, portanto acho que nunca é demais o cuidado que devemos ter com o que ingerimos. Se surge alguma dúvida em relação a alimentos, principalmente, é claro que devemos ser cautelosos. Eu já comi esse peixe e, sinceramente, embora o aspecto saudável, não senti sabor algum… não senti gosto de peixe… aliás… de nada… Só não sei o efeito a médio e longo prazo qual será, tomara que não aconteça nada!

  • Leda

    Recebi o Email, vi o produto no mercado, resolvi pesquisar e vou ficar com a tilápia mesmo hoje.

  • Elisio

    Se esse “peixe panga” e´tão nocivo à saúde das pessoas ou ainda qualquer ser vivo, porque ainda não proibiram a comercialização no Brasil? Vão deixar os eleitores morrer?

    NA semana passada fui ao WALL MART de São Bernardo do Campo comprar peixe e ví esse tal “Panga” sendo oferecido em promoção com o preço bastante atrativo, não comprei porque lí sobre os males que o peixe pode causar há algun tempo.

    E pessoas que não sabem nada desse peixe ou que nunca nem ouviram falar da raça?

    Com o preço que ele é oferecido, com certeza iram comprar e depois vão precisar do SUS.

  • Maicoedu

    CURSO DE CRIAÇÃO DE PEIXE PANGA – Local: Rio Tietê, afinal ele se adapta bem à poluição. Não troque o certo pelo incerto, não arrisque… o primeiro cigarro(como o Panga) nunca faz mal, mas depois as consequências vêm…

  • ALBERTO

    O que vocês acham que os nossos frangos que vão para o abate com 21 dias comem? Milho?
    Ora. Vamos parar de ser inocentes. Nossas meninas estão mestruando com 9 anos porque?
    Então paremos de comer super frangos que se desencolvem numa população de 150 por metro quadrado em condições insalúbres e sendo detonados com hormônios de crescimento.
    Vamos parar de comer nossos bois super desenvolvidos que atingem idade para corte em tempo recorde graças ao desmatamento de nossas matas no Norte e Centro-Oeste brasileiro.
    Parem de ser sensacionalistas e apologistas de teorias conspiratórias e analizem os produtos que vocês guardam em suas dispensas e freezers.

    • maria de fatima

      Concordo plenamente com você, por isso escrevi abaixo o meu ponto de vista, estamos todos no mesmo barco, não há mais garantia de alimentação saudável em lugar nenhum, é ilusão, portanto, cabe a nós pedirmos ao bom DEUS todas as vezes que nos alimentarmos que abençõe nossos alimentos que nos mantêm vivos e implorarmos a Ele que acabe com essa cultura de morte que está por aí, porque do jeito que estão as coisas, os seres humanos cada vez mais egoístas e gananciosos,a tendêcia é aumentar o perigo, só DEUS pode nos dar a saúde de que necessitamos,os comerciantes não estão nem aí, querem o lucro,mesmo que para isso coloquem sua pró
      pria saúde em risco!!!

  • Maicoedu

    Alberto! Frango e carne bovina não temos variedades, mas peixes(ainda bem) sim….. a não ser que vc mesmo crie os frangos e seu gado… Tainha, bagre, jundiá, surubim, anchovas, carpas, traíra, merluza, anjo e aí por diante(ainda bem)….

  • daniel bicalho

    O tal do panga é um sucesso!!! comi num restaurante em frente a cidade administrativa entre BH e lagoa santa, e adorei… o que tinha de politico comendo o mesmo peixe não era brinquedo. Me serviram de garantia de que pelo menos aquele panga não ia me matar… mas depois disso, nunca mais tive coragem de comer o tal do peixe vietnamita… verdade ou mentira, aposto que está muito comprometida a importação do tal pescado cá no Brasil… acho que os importadores e comerciantes, se realmente acham que vale a pena comercializar o panga, deveriam fazer uma campanha elucidativa sobre o peixe. è hora de aprenderem a lidar com as notícias da internet, que podem – ou não – ser verdadeiras…

  • Mila

    Mais uma vez o que circula na rede gerando polemica, nunca vamos saber de fato se faz ou não mal, se é apenas uma jogada comercial gerada pelo mercado brasileiro para a derrubada do produto importado ou não, mas na dúvida prefiro seguir a regra geral o que é bom de verdade não vem para o Brasil com valores baixo isso é fato é assim na moda, nos produtos de perfumaria dentre outros, então prefiro não consumir esse tipo de produto, pois lembre-se para o BRASIL VEM O QUE NÃO PRESTA DESDE A SUA COLONIZAÇÃO … PORTANTO COMO UM PEIXE PRODUZIDO EM ÁGUAS POLUÍDAS VAI SER BOM PARA A SAÚDE DOS BRASILEIROS ISSO É ALGO LÓGICO, MAS O CAPITALISMO E SUA ENORME MARGE DE LUCRO VÃO TENTAR SEMPRE JOGAR QUE É APENAS UMA JOGADA COMERCIAL TENTANDO INIBIR O PRODUTO … ISSO É FATO!!!!

  • maria de fatima

    Gente,que é isso,então me digam qual é o alimento que é cem por cento saudável e responda: Existe? Porque que eu saiba, a carne vermelha é causadora de cãncer, o frango de granja contém hormônios para crescimento e para a galinha superproduzir:ovos!Portanto TAMBÉM causa câncer!O peixe é contaminado porque não há uma água que não seja, enfim, daqui a pouco nós não poderemos consumir quase nada,porque TUDO faz mal,pelo amor de DEUS,onde está a contaminação segundo a Bíblia Sagrada?Não é o que entra que contamina o homem,mas o que sai da boca dele,pessoal,eu comi esse peixe e confesso que nunca tinha comido outro melhor,quer dizer que agora vou morrer?Claro que vou!Todos morreremos,mais cedo ou mais tarde,vamos deixar de paranóia!!!Vamos ter mais FÉ em DEUS!Precisamos sim,rever nossos hábitos,não só alimentares, porque o mestre dos mestres disse:Ainda que tomes veneno não morrerás,porém com uma condição: desde que esteja seguindo os seus mandamentos,que convenhamos,não é nada fácil!!!Ao menos,devemos tentar!Acho que ficaremos loucos se dermos importância a tudo o que se diz na internet!

  • rogerio sotti

    para quem comia palma o peixe panga e muito saboroso

  • Fátima

    O q é palma,Rogério?Vc não concorda que a internet facilitou muito a vida das pessoas, mas que também aumentou a paranóia nas pessoas?Agora estou com medo de comer esse peixe que eu tanto gostava, mas com fé em Deus voltarei a comê-lo, porque como eu mesma já disse, não é o que entra q contamina,mas o q sai da boca do homem maldoso!

  • Ivison Torres

    Todos sabem que a industria pesqueira brasileira espalhou um e-mail falso sobre o peixe panga e pelo que eu estou vendo eles estão atacando de novo, ao inves de pararem com a ganancia e lutar pra que o governo brasileiro diminua a carga pro pescado nacional, os imbecis ainda teimam em combater esse peixe…devem ter pago muito dinheiro pra essa FALSA HISTORIA ser publicada.

  • Giselle

    Prezados,

    Sei que esta discussão é um pouco antiga, mas gostaria de contribuir com 3 referências que acredito procederem de fontes seguras. Uma delas é o próprio PARLAMENTO EUROPEU.

    Para buscar informações confiáveis, usem o google.pt que é de Portugal, ou o da espanha google.es ou de qualquer outro país da Europa! Muitos sites brasileiros têm a péssima mania de publicar/ reproduzir conteúdo, mas não buscam fontes fidedignas fora de nosso país (será preguiça?).

    Bom, é isso! Desculpem-me pela “baldada” de água na cabeça dos amantes do tal peixe, mas nossa saúde deve estar em primeiro lugar.

    Quanto a Anvisa…ela tem um trabalho árduo, com atuação brilhante em diversos temas, entretanto “dorme no ponto”, demorando muito tempo para tomar medidas necessárias à Sociedade. Muitas vezes, o órgão de fiscalização se movimenta somente após a pressão da população ou da mídia. Por exemplo, só agora em 2012, criaram uma legislação específica para a lavagem de roupa hospitalar. Desde 2009 discutiam o assunto e só depois da polêmica dos lençóis sujos importados, que tomaram as providências. E pasmem, até então, muitos hospitais realizavam a “lavagem” de roupa hospitalar de forma caseira (uso de máquinas domésticas).
    Em outra questão, somente em 2011, abriu consulta pública sobre a proibição de alguns poucos tipos de agrotóxicos, mais que sabidos e confirmados, causadores de males à saúde (principalmente CÂNCER). No entanto existem outros tantos agrotóxicos permitidos à mesa do brasileiro.

     “Assunto: Resultado das análises realizadas ao peixe-gato riscado (panga)
     Resposta(s) 
    Na sua resposta à pergunta P-7045/08 apresentada pelo autor da presente pergunta, a Comissão informa ter recebido, com data de 20 de Novembro de 2008, a resposta das autoridades espanholas na qual estas comunicam os resultados das análises que confirmavam a contaminação do peixe-gato riscado (comercializado sob a designação de «panga») importado do Vietname.

    Pode a Comissão enviar ao autor da presente pergunta os resultados das referidas análises, dando-os assim a conhecer ao Parlamento Europeu?”

    FONTE: Site do Parlamento Europeu

    http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+WQ+E-2009-1056+0+DOC+XML+V0//PT

    ********
    Notícia de Novembro de 2010: “Primeiro ministro da Escócia afirma que pangasius importado do Vietnã são impróprios para consumo”

    FONTE: Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura
    http://www.conepe.org.br/2010/sistema/index.php?option=com_content&task=view&id=1228&Itemid=2

    *******
    “Bruxelas admite que entrou panga contaminado de Vietnam en Vigo”
    FONTE: El Progreso
    http://elprogreso.galiciae.com/nova/24333.html?lang=gl

    http://www.conepe.org.br/2010/sistema/index.php?option=com_content&task=view&id=1228&Itemid=2

  • Giselle

    Amigos,

    Acredito que a resposta para o nosso futuro está no passado!

    Comer o que plantamos… ou comprar de pequenos produtores…na nossa região mesmo.

    A GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS e a crescente ganância por lucros querem aumentar a produção, com menor prejuízo, baixo custo; porém com considerável queda no controle e qualidade. Ou pior: leva ao desenvolvimento de tecnologias para que as coisas estejam prontas para “Ontem”. Vide o pintinho que vira frango pra abate em tempo recorde. Isso não pode fazer bem à saúde. Não é pra ficar neurótico(a), apenas atentos.

    Abs,

  • Altamiro

    Eu acredito mais no meu estomago, sou nascido e criado na beira da praia como peixe desde que nasci comi esta porcaria de “peixe panga” uma vez passei mal vomitei muito quase fui levado ao hospital se eu pudesse proibiria a importação desta porcaria de “peixe” agora uma pergunta aos defensores desta nojeira asiatica vcs comem bagre?o peixe panga é mesma coisa um urubu do rio assim como o bagre é do mar um comedor de carniça de coisa podre alguem ai como ave?

    PORQUE ENTÃO NÃO COME URUBU?

  • LUIZ FALCÃO

    ISSO REALMENTE É UM ABSURDO, TRAZER UM PEIXE DESSA NATUREZA, SENDO QUE TEMOS UMA COSTA RICA EM VARIEDADES DE PEIXES, MEU CORPO NÃO É LIXEIRO, ABSURDO, MAS UMA COISA É CERTA, SE TEM COMERCIO É PORQUE TEM CONSUMO, VAMOS FAZER NOSSA PARTE, NÃO VOU CONSUMIR E VOCÊ?

  • Marcio

    Eu queria saber somente quem fez essa materia, pois acho que nao tem embasamento em nenhuma fonte segura do brasil, ate porque nao assinou a materia. Mas como na web achamos tanta porcaria e tem gente que acredita em tudo. Estranho como o ministerio da agricultura permite que importe um produto poluido, sendo que o mesmo e exportado para EUA e Europa, e o brasil e o que menos consome esse produto. Pensamos que seja uma materia paga dos produtores do brasil ou importadores de outro produto similar.

  • Willian

    Por favor coloque as fontes das análises feitas provando que o panga é ruim?

    estou aguardando!!!!

    Melhor custoxbeneficio do mercado brasileiro hoje se chama panga

  • josé carlos

    o panga é 1000

  • Fernanando joao nuir alves

    Brasileiro acredita em toda a porcaria que le na net.
    Estudos feitos em Portugal dizem que o peixe tem qualidade.

  • marcos

    ai trabalho em um supermercado muito famoso aqui no rio de janeiro!
    e no almoço serviram “peixe gato empanado”…
    perguntei ao cozinheiro que peixe era aquele …
    ele foi proibido de revelar…

  • neida

    Observei que acabam de criar a ¨guerra do panga¨ e, para mim, prevalece o velho ditado que diz ¨gosto é gosto e não se discute¨. Só acho que não há necessidade de baixarem tanto o nível por algo tão simples sendo que, quem gosta vai continuar consumindo e o contrário também.
    Só gostaria de esclarecer uma coisa para os que defendem tanto o consumo dos peixes nacionais. Trabalhei como compradora de medicamentos (chamadas drogas) que fazem parte da fórmulação deTODAS as rações animais, inclusive da ração para peixes de criadouros e a quantidade que vai é absurda. Portanto meus amigos, oucriamos e plantamos o que comemos, ou vamos ter que parar de comer: peixe, rã, frango, gado, coelho, porco, etc…

  • Rodrigo

    Os Vietnamitas já sofreram o suficiente, para pagar o preço do Panga, mas infelizmente é uma realidade, o peixe tem origem suspeita, não pelos comentários feitos e sim de onde vem. o rio é poluido ao extremo então como é que o Panga vai ser saudavel.
    Pessoal se tem alguém que gosta de comer merda deixa o cara comer e ponto final.

  • DILSO

    O Brasil é cheio de rios que tem muitas espécies de peixes com excelente sabor. Por quê ao invés de ficar defendendo se um peixe importado faz bem ou mal a saúde, não se faz uma campanha para que o Governo Federal baixe impostos e estimule o consumo de peixe no Brasil? Até na Semana Santa o consumo de peixe no Brasil e baixo por causa do preço abusivo, e olhe que o Brasil tem um povo religioso com uma população predominantemente católica. Baixar impostos, dar incentivos, preços competitivos e reais, ter uma política séria para criadores e o essencial, estimular a população a consumir peixe, um alimento comprovadamente saudável. O Governo Federal tem que fazer com os peixes daqui o que o foi feito com o Panga, Salmão, Atum, entre outros.

  • Valdete Carvalho

    Palmas para você, Dilso! Com a quantidade de água que temos no nosso país, para que ficar importando?

  • allan

    Mas e os Transgênicos contidos neste peixe, na maioria dos alimentos q comemos? Isso nao conta como um dano a nossa saude?
    Acredito que este peixe esteja tao cheio d transgênicos que faria muito pior por causa disso do que por causa do rio no Vietnã que é contaminado…

  • Cecilia

    Morei fora por 2 anos e sempre consumi o peixe e nunca aconteceu nada, Graças à Deus. Não tem cheiro forte, é leve e saboroso. Até agora não encontrei nenhum problema com isso.

  • Dalcioni

    Puro mito, esse peixe é muito saboroso e não oferece nenhum risco para a saúde.
    Enquanto falamos deste peixe que produzido supostamente em rio poluído, porque não olhamos para nosso País?
    Também há produção de Peixe no TIETE, que com certeza é mais poluído que qualquer outro rio do MUNDO.
    E nossa carne Vermelha que exportamos, quanta já foi com afetosa?

    Eu consumo a anos este peixe e permaneceria consumindo. Azar de quem acredita nestas fontes sem comprovação cientifica.

  • GIGANTE

    merlusa, tilapia, carpa capim, pacu, piapara, bagre, traira, lambari, boquinha, piava,mandi, cascudo,pintado, salmão, cará, carpa marron, dourado,jacaré, pilombeta,caçao, sardinha, ferreiro,corimba,rã, marisco, tentaculos de lula,e hoje vou provar um bicho novo a R$9,00 no mercado muffato de ponta grossa, espero q nao seja o ultimo prato, hehehe. Deus abençoe a todos voces, abraço!!!!

  • Leandro

    Voces tem que entender que o grande lance é que temos otimos peixes no nosso literoal, cherner, badejo, namorado, anchova… infinitas especies… e agora querem me fazer “engulir” um file de peixe do Vietnam… tá de sacanagem ? Beleza.. continuem comendo o file branquinho desse peixe podre…que sobra mais dos nossos otimos peixes Brasileiros! Sem mais

  • marcelo b

    acabei d comer um num restaurante, tanto q fikei curioso e fui atras d informações…
    ele tem um leve sabor d terra, como a maioria dos peixes d agua doce, e sua textura é muito gostosa…minha esposa pediu, e eu fieki c/ medo, pedi um frango a permegiana…msm assim, cerrei alguns pedaços do panga…gostei, tava grelhado, muito macio, saboroso…
    agora, se eles exportam pra europa, EUA, q são frescos a bessa, fora q a carne daki do BR, o EUA e a com europeia, as vezes barra pro causa da aftosa, e ñ barram o panga por sua historia, qual é o problema?!
    aki se consomem o bague, q é o nosso ‘panga’…

  • burt

    Bem eu acabei de comer o peixe e nao tem nada de estranho tem gosto de peixe como os outros, so oq comprei tinha um pouco mais de gordura mais bem temperado ele eh uma delicia; e outra vai tudo pro mesmo lugar!

  • claudia

    Caro Esdras: Trabalho como cozinheira em um restaurante em Macaé. não conhecia esse peixe até então, fiquei sabendo dele qdo o dono do estabelecimento o comprou e teve mta recusa. Acho bom ficarmos de olho, acredito que ñ é só historinha de internet. Depois disso estou em dúvida se peixe é bom msm prá saúde.

  • Morgana

    Peixe muito gostoso, adoro, como toda semana, maravilhoso, tem tudo que um peixe precisa ter: sem espinhas, sem cheiro forte , textura maravilhosa, divino preparado empanado na farinha de mandioca, no farinha de rosca…por causa destes boatos ridículos fiquei muito tempo com receio de experimentar…depois que experimentei tenho certeza que vou consumir sempre. Um peixe que nao fica ruim mesmo depois de congelado. Não me fez mal nenhum !!

  • Caro Leandro,
    seu comentário ultrapassa em muito o tamanho admissível. Favor reduzir e colocar apenas os links. Abraços.

  • Michel Moura

    Acredito sim que alguns criadores do Vietnã, produzam o peixe em águas contaminadas e tudo mais, mas agora dizer que o peixe come qualquer coisa é um exagero, todos os bagres comem qualquer coisa e fato no fundo do rio afinal eles vivem lá e não podem ir numa grande rede comprar seus alimentos.
    A matéria se contradiz quando diz que é vendido nos EUA e depois diz somente para terceiro mundo…
    A matéria é pendenciosa, não ganho dinheiro com o panga mas a posição do editor é de quem esta sendo prejudicado financeiramente com essa exportação ou trabalha em pró que quem é prejudicado.

    Internet tem de tudo :/ …. viva o panga… o pança e qualquer outro alimentoque mesmo importado seja mais barato que este monopólio brasileiro.

    • Jussara

      SEU COMENTÁRIO É O MAIS COERENTE…REALMENTE INTERNET TEM DE TUDO…E TAMBÉM PESSOAS MAL INFORMADAS QUE ACREDITAM EM TUDO QUE LEÊM, E AS VEZES ENTENDEM MAL E FICAM INFECTANDO E-MAILS. ISSO É UM PERIGO!!!

  • Juliana menezes rezende

    Comi este peixe pra nunca mais mto gorduroso horroroso de ruim!

  • fabio melara

    Excelente peixe. nunca comi peixe tão gostoso, até então eu nao tinha o habito de comer peixe, hoje como semanalmente, mas tem que ser o panga, quanto a comentarios quem não conhece os americanos e do que sao capazes, esse peixe esta desbancando todo os outros, tem peixarias que só vendem panga, pararam de comercializar os outros pela procura, por isso todos esses comentarios maldosos, mas quanto mais falam é sinal que esta realmente atrapalhando a venda dos outros nao acham?? aqui vai minha receita: tempere o panga como todos os outros peixes, depois passe em ovos batidos, depois na farinha de trigo misturado com farinha de maizena, ponha uma pitada de sal nos ovos e também na farinha e frite, 180º a 200º para quem tiver fritadeira eletrica senão coloque um fosforo na frigideira com oleo, quando acender ta na temperatura ideal, bom apetite!

  • vão pescar entao..bando de folgados

  • ficam falando mal do panga…entao vao caçar passarinho

  • claudia

    respeitando a opniao de cada um, tambm nao acreditei no q falavam do panga mais fui realmente,pode ate ser coincidência mais fui faser um panga e nao deu.Ele nao tinha cheiro algum bem branquinho mas percebi que dentro do filé estava com um liquido espesso e com mal cheiro, realmente nao compro mais o panga.

  • Amanda Marques

    Olá pessoal! Bom, se é nocivo ou não eu não sei! Espero que não seja pois comi panga hoje no almoço! Rsrs! Só tenho a dizer que achei o gosto horrível! Terrivelmente gorduroso! Fiquei impressionada com a quantidade de óleo que ficou na panela depois de grelhá-lo! Panga nunca mais!

  • Anônimo

    Só porque um peixe tem carne branca não quer dizer que ele foi tratado em um lugar dessente.E também quem garante que não foi trazido do Vietnã? tem fotos dos pescadores do Vietnã pescando etc eles em rios pretos e valetas.

  • celio

    batata frita ,churrasco muito bem passado(benzopireno)causa cancer,e outras coisas tambem se for levar p esse lado n~vamos beber nem aguá porque a adiçao de fluor na aguá desclsifica os ossos

  • Camila Ferreira

    Se for assim, não devemos comer carne suína, pois o porco vive em local sujo, em meio a seus dejetos, e se alimenta de lavagem ( restos de alimentos) muitas das vezes já em estado de decomposição…Se formos parar para ver de onde vem o que comemos,viveriamos de luz…Tudo faz mal, quer coisa pior que embutidos? Presunto,salsicha, que têm em sua composição nitrato e nitrito de sódio, substâncias altamente cancerígenas…

  • oscar

    se o panga é contaminado,consuma filé de tilápia.

  • Pow

    Gente, nos dias de hoje tudo que ingerimos está contaminado com algum produto quimico, até o ar que respiramos contem residuos de alguns metais prejudiciais a ssaúde. A poeira da sua casa pode representar um grande risco à sua saúde. Essa foi a conclusão de recente pesquisa realizada em residências de quatro bairros da região norte de São Paulo. A análise de amostras de poeira doméstica mostrou grandes quantidades de componentes químicos, como metais pesados e aditivos usados na fabricação de plástico. Essas substâncias provocam anemia, alergias, distúrbios endócrinos e até mutações genéticas. Não temos como fugir dessa realidade, a não ser se parar-mos de comer, beber e até de respirar…

  • velho do rio

    Panga………ré!!!!!!!!

  • vcs sao um bando de indiotas perdendo tempo com um peixe se ele ´venenoso ou ñ é so comelo ai se vc morre ou passa mal e venenoso bando de desocupados

  • portugues

    O babaca que. Inventou isso esta totalmente desinformado e nunca saiu de Brasil.

  • damazio

    gente!! tem até bacalhau chinês. Pode? Daquele país e periféricos,com eceção do Japão, só vem merda. Não comam nem
    comprem NADA que venha de l´s.

  • Luciano

    O peixe é de excelente qualidade, exporta para União Européia, umas das mais exigentes para parâmetros fisico-químicos, contaminantes e microbiológicos, o que falta é iniciativa dos criadores locais, incentivo fiscal e mais instrução nas publicações sem contatação tecnica……………….

  • Luiz

    O brasileiro é um povo burro mesmo, completamente sem noção. Acredita em tudo que saem falando por aí. Esse peixe é maravilhoso, de um excelente sabor e não oferece risco nenhum a saúde humana. Isso tudo é balela, marketing, interesse das industrias nacionais para que a população não consuma a carne, só porque ela é importada. É um absurdo, até a União Européia e EUA consomem o peixe, que são rigorosos no controle de qualidade, ai vem o brasileiro com essas histórinhas…faça-me o favor! A autoridades brasileiras já foram até o Vietnã, inspecionar as industrias de lá, para constatar a produção do peixe panga, e foi identificado um excelente método de produção, e para quem ainda tiver dúvidas, é só entrar em contato com o Ministério da Agricultura. Os brasileiros ao invés de ficarem se preocupando com esses textos totalmente sem fundamentos, preocupem-se com o sódio que é consumido em níveis elevadíssimos aqui no país, isso sim é importantíssimo!

  • I was suggested this website by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You are wonderful! Thanks!

  • Marcio Ueda

    Concordo com o Luís aí em cima.

    Pelo amor de Deus gente, vocês estão lendo um blog na INTERNET! abram uma guia, acessem o google, yahoo, terra, qualquer site que tenha um mecanismo de busca e pesquisem!

    Tem gente que não tem acesso à informação, mas leitor de blog sair acreditando em qualquer historinha é de matar….

  • Gustavo Ibraim Ceron

    Olá! Vocês não acham que quem cria gado, aves e camarões aqui no Brasil, para engordar os lucros aumentando a produtividade e qualidade, se esmeram na aplicação de tecnologia de ponta para que esse sucesso aconteça? Porque no Vietnam isso seria diferente? Só porque lá é um país comunista? O sistema econômico deles é aberto, melhor que o nosso porque não há burocracia governamental criando impecílios. Mais que isso, são amigos dos Estados Unidos de quem receberam invejáveis investimentos. Apenas um exemplo: procurem na “internet” por “NIKE IN VIETNAN” e acordem!

  • Gustavo Ibraim Ceron

    Sou eu novamente. Procurem pelo endereço abaixo, vejam o vídeo, e observem nos uniformes dos operários, em que idioma está escrito o nome da empresa. O idiota que publicou a notícia de contaminação dos pangas importados deve estar a serviço de outros produtores.

    http://www.youtube.com/watch?v=x3sOiPQIbcU&feature=player_embedded#!

    • Cada idiota no seu quadrado. Respeito a sua opinião e fico muito, muito feliz mesmo, que goste de Panga. Coma bastante. Se não fizer bem a você, certamente fará ao resto da humanidade. Abraços. Continue colaborando e comendo panga…

  • tania

    o senhor deveria ter citado pelo menos 1 estudo a respeito, ou alguma fonte. Na internet se alastram muitas informações falsas e alarmistas. este site tem um teste sobre a qualidade do peixe:

    http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/seguranca-alimentar/testes-primeira-impressao/peixe-panga-sem-quimicos

  • sérgio

    Pessoal, isso é apenas uma lenda urbana, com certeza partiu
    de alguma entidade de criadores de peixe brasileiro, eles não conseguem concorrer com o preço do importado pelo baixo custo.
    Leiam mais na internet sobre os documentos de licenciamento da venda.

    Acreditem, podem consumir sem medo.

  • Parana

    Alguma coisa não está certa, pois para este peixe chegar em nossas mesas por um preço tão baixo, deve ser doado aos distribuidores. É no minimo suspeito.

  • Renata Camargo Vasconcelos

    Eu tô que não sei se acredito ou desacredito. É óbvio que ter um peixe de custo inferior ao que é produzido dentro do nosso próprio país prejudica as empresas, até porque, pelo que entendi as importações são em largas escalas, com certeza os criadores nacionais são prejudicados e soltar uma mentira qualquer na internet já assusta os menos informados.

    A ANVISA afirma que o peixe é seguro, será?! Outros países também o importam, mas será que os fornecedores são os mesmos? Será que a forma de criação é igual? Será que podemos comparar o FDA a ANVISA??? rsrs

    Que a matéria é conflitante e com pouca veracidade isso também concordo. Mas não sei se vale arriscar tendo outras opções de pescados a nossa disposição.

    Sendo ou não real e mesmo antes de ler essa notícia e ouvir falar dessa história descartei um peixe congelado que comprei proveniente da Ásia, na dúvida, melhor não arriscar!!!

  • wellmar

    ISSO NÃO É PANGA É PANGARÉ, JÁ VÍ QUE A GALERA AÍ DE CIMA GOSTA DE PORCARIA…

  • wellmar drummond

    ATÉ TU LANIARIUS?

  • cesar

    esdras. nao confunda opiniao com fatos comprovados. ate agora nao vi vc comprovar que faz mal. porem ja vi varias comprovacoes de que o tal peixe nao faz mal a saude. o que voce me diz?

  • Irineu Lemos

    O “blogueiro” está “a serviço” da maioria dos produtores brasileiros que além de produzir peixes ruins, com baixa produtividade, cheios de hormônios, ainda cobram em média 50% a mais do consumidor nacional que em qualquer outro país.
    Por isso o brasileiro come menos peixe que qualquer outro povo no mundo.
    Lembram do caso do Salmão Chileno em 2006, que causou epidemia de diarréia em Santa Catarina? E depois de cancelada a importação, a epidemia piorou e a culpa no fim era de salada mal lavada?
    E quem na época entrou com mandato pra bloquear a importação do salmão chileno? A associação de psicultores de Santa Catarina!
    Lamentável Esdras! Matéria paga sem fonte, sem referência.. tsc, tsc, tsc…

  • Rodrigo

    Caro Esdras, já tem mais de um ano que você publicou essa notícia mas acho que é importante citar fontes para fazer uma acusação grave dessas. Você citou alguns dados que tirou do wikipedia e simplesmente ignorou o restante das informações da própia wikipedia. Segue abaixo, uma parte que comprova o controle de qualidade feito antes da importação desse peixe.
    E olha que sou criador de tilápia hein… rsrs

    Hoje o Vietnã exporta o peixe para mais de 240 países, entre os quais Estados Unidos, Rússia, Japão, Austrália e países da União Européia. Segundo Ricardo Tsukamoto, da Bioconsult, a União Européia é grande consumidora de filé de Pangasius, preferindo esse peixe à tilápia. As questões trabalhistas e sanitárias relativas à aquicultura vietnamita foram exaustivamente investigadas e aprovadas por Estados Unidos e países europeus com grande mercado consumidor. “Empresas japonesas vêm investindo na aquicultura vietnamita há anos, para garantir que o produto consiga entrar facilmente no Japão”, conclui Tsukamoto. Ainda assim, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil realizou uma série de análises nesta espécie, com o objetivo de confirmar a alta qualidade do produto, que foi aprovado sem restrições.

    O Panga passou pelos mais rigorosos testes de qualidade e conquistou as certificações mais importantes para a comercialização do produto destinados à exportação

  • Ricardo

    que gente de pouca fé,aqui no brasil nós temos muito mais rios poluídos que em qualquer lugar desse mundo,só não temos é fiscalização para nossos rios. Eu provei o panga e afirmo é o melhor peixe que já provei e vou continuar comendo sim.pois não tenho razão alguma para não comer algo que Deus colocou na natureza para desfrutarmos,se fosse assim não comeria nada industrializado pois os conservantes causam câncer também! Mas tenho certeza que Deus purifica todo alimento que é engerido por quem teme a ele

  • Boa observação Rodrigo.

    Ao contrário do que o Esdras comenta em sua matéria sem fundamento, o Panga não é um pescado consumido só no 3º mundo. Aqui na Europa esse pescado chega com altos crontroles de qualidade, da mesma maneira que chega ao Brasil e como já foi comprovado, acabaram esses misticismo em torno do pescado.
    Trabalho em uma multinacional espanhola que exporta Panga e temos pessoas da empresa em plantas de produção no Vietnam. O pescado normalmente é alimentado com ração e tem alto controle de qualidade.

  • Magaly

    Gostei do preço, comprei e experimentei… achei um gosto estranho, meio artificial ou metálico… havia algo de artificial no sabor…Agora sei que meu paladar não é dos mais fracos…NUNCA MAIS!!! Só gostaria de saber se a Dilma come!!!

  • Sr Esdra foi a coisa mais idiota que já vi na internet foi sua matéria.
    consumo este peixe à anos, é maravilhoso! e vc sabe que esta matéria e maliciosa. portanto reveja sua opinião pois pesquisei e a Anvisa aprova 100./.

  • Esdras, por favor… como se o panga fosse responsável pelo câncer. Quantos alimentos tratados com fortes componentes químicos vc ingere diariamente?!

    Talvez você coma só alimentos orgânicos, nao utilize celular e viva numa tribo sem nenhuma exposição a produtos industrializados etc

  • comprei panga da marca Leardini estava contaminado com amonia e panga com 60 porsento de glazer nao compre peixe da marca leardi e uma empresa sem carater ligei para eles nunca dero resutado cuidado com panga peguei febre amarela de pois que comi panga

  • oas

    me desculpem, mas não dá pra suportar mais esses comentários e/ou postagem a respeito do Porto de Açú, do Eike Batista, gente, será que existe coisas mais importantes acontecendo pra serem publicadas, atacadas, deixe o Eike continuar com suas empresas, gerando empregos, educação, saúde para milhares de famílias, porto do açú é uma obra pra todo brasileiro se orgulhar, algo de errado está acontecendo é só consertar e fazer a coisa certa, agora parem de perseguir o homem, deixe-o trabalhar, montar suas empresas…este País precisa ser industrialiado e com urgência, e olha, ser empresário neste é pra gente que tem garra, jodo de cintura, coragem e estômago para se amargar todos os dias com a carga de impostos, fiscalizações marotas, desnecessárias, que só barram e retardam construções, meio ambiente gente, tudo bem, há que ser preocupar e cuidar, mas sem exagero, ninguém come e vive de meio ambiente…fechem as indústras e vejam o que acontece, vamos parar com isso…quanto ao porto de açú parece mesmo perseguição, notícias antigas já publicadas há tempo continuam sendo postadas diáriamente com as mesmas redações, críticas, etc…não dá pra aguentar mais, será que a folha e o senhor Edras, nem lembro direito, não tem outras matérias mais importantes e/ou de outras pessoas/empresarios pra publicarem, por que só o Eike?! ele é notícia, da ibope, os outros não! que exagero viu!!! vamos viver de meio ambiente e morrer de forme….!!!

  • Marcio

    Isso e materia paga tem que observar a fonte, esse peixe e importado pelo EUA e Europa, voce acha que se fosse um produto com poluentes eles importariam. O problema chama fonte porque hoje na internet tem de tudo. E os trouxas acreditam em tudo que leem.

  • pra fazer alguma acusacao tem que haver provas tais como:fotos,videos,documentos ou etc…
    se nao tem nao fala merda.

  • Thiago

    Prefiro nao tirar conclusões, antes a dúvida à acreditar no que simplesmente eu quero, ao que me “parece” bom. Vejo que muitos se prendem a “provas” muito superficiais, se preocupam demais com a imagem (caracterísiticas da contemporaneidade) ou, no caso, com o sabor. Opiniões como: “se é saboroso o peixe eh bom”; “se não agrada e eh gorduroso ele é prejudicial à saúde”, sao apenas pequenos exemplos disso. Outro exemplo é a crença de que um monte de números em uma tabela é prova científica. Sem contar que o fato de os alimentos produzidos aqui serem na maioria as vezes prejudiciais, nao isenta o tal peixe, tambem nao o condena. Confesso que fico mais preocupado com a forma que se formam as opiniões do que o “causo” do peixe propriamente dito. Abraço a todos.

  • michele

    aiaiai…Como Panga desde pequena e nunca tive nada.é uma carne deliciosa e o filé tem q vir limpinho e sem gordura,se não fica forte mesmo.Compre filés de boa qualidade e não em peixarias de beira de esquina.E não acreditem em tudo q aparece na internet…

  • Paensius Griek

    Querido Esdras.

    Depois de dois anos da publicação deste artigo, vejo que não percebeu alguns detalhes. Antes, vou me apresentar, visto ser isso muito importante hoje em dia. Sou químico e responsável por inúmeras fiscalizações em diversas instâncias em saúde pública. Você tem muita coragem de expor sua opinião. Mas, sem entrar em polêmica do capitalismo sem escrúpulos e da ganância por lucros cada vez mais altos, temos de ser justos com os fatos. Peixes eviscerados não trazem doenças, isso é comprovado cientificamente. Quando você cita pesquisas internacionais, procurei as fontes no seu artigo e não as achei. Procurei inúmeras reportagens com fontes e, para os mais ponderados, encontrei um pouco de sensacionalismo, principalmente por parte de pessoas que se sentem prejudicadas pela importação e preços baixos de pescados em detrimento do nacional.
    Dados dizem muito. Somente a Espanha em 2011 importou da mesma origem mais de 90 mil toneladas deste peixe, sendo um produto fiscalizado e aprovado pela União Europeia, como também pelo Japão, Rússia e Estados Unidos. O mesmo produto que chega nesses lugares estão aqui no Brasil.
    A confiança é tanta que muitos restaurantes especializados em comida japonesa de São Paulo já usam esse peixe no lugar da Tilapia, que em breve, chegará da China com um preço imbatível.
    Nos Estados Unidos, o produto foi taxado para proteger a produção nacional, mas mesmo assim, a importação tem batido recordes.
    O que eu vejo aqui no Brasil, o que é causador do sucesso de apresentadores de televisão, BBB’s, políticos corruptos e jornalistas inescrupulosos é a falta de critério do brasileiro em verificar informações e acreditar em mídia. Informação é coisa séria e não pode ser tratada como disseram, então, é fato. Infelizmente não estamos na Europa e nossa cultura ainda é de acreditar em qualquer coisa sem a verificação correta dos fatos. Entendo que a polêmica do “Panga” está mais próxima do sentimento de perda por parte de produtores e da reclamação de que o governo não os ajuda, do que propriamente do peixe e sua produção.
    Obrigado

    • Nem sempre os cientistas, sejam eles químicos, farmacêuticos ou economistas, estão certos. O pior de tudo é que seus erros e equivocadas certezas deixam um grande rastro de sofrimento. Abaixo, cito dois casos famosos desses “equívocos” a serviço da indústria e do corporativismo econômico, com a comprovação dos danos sendo obtida apenas anos depois. O fato de alguns países, inclusive o nosso, consumirem toneladas de porcarias não avaliza o consumo de um peixe de baixíssima qualidade como o Panga, criado com hormônios nos rios mais poluídos do mundo, o principal, o Mekong, no Vietnã. Veja só dois exemplos do que já aconteceu por falta de cautela no consumo e aval de “autoridades” médicas, farmacêuticas ou químicas, como é o seu caso.
      Em tempo: porque essa defesa ferrenha de um peixe criado de forma absurda, o que é de conhecimento geral? Para ver isso, não precisa de fonte. Basta pesquisar o Rio Mekong, ver quantas indústrias despejam ali seus dejetos químicos e qual a geométrica quantidade de esgoto sem tratamento ele recebe. O Panga é uma espécie de bagre que se alimenta de restos e lodo no fundo dos cursos d´água. Imagine só o que ele come ali…

      Talidomida
      “Em 1957, o laboratório alemão Chemie Grünenthal lançou a talidomida, considerada o sedativo mais confiável da época. A droga induzia um sono tranquilo em pessoas ansiosas e evitava náuseas em mulheres grávidas. O fabricante ainda garantia que a droga não provocava qualquer efeito colateral. Resultado: em pouco tempo, ela virou sucesso em mais de 50 países, inclusive no Brasil. E era vendida sem receita médica, sob as bênçãos das autoridades de saúde.
      Não demorou, contudo, para que o “milagroso” remédio se revelasse uma catástrofe. Mulheres que o haviam tomado durante a gestação deram à luz bebês com focomelia, uma síndrome caracterizada principalmente pela má-formação de braços e pernas – reduzidos a pequenos ossos ligados ao tronco.
      Especialistas estimam que 10 mil bebês tenham nascido com as deformações. Mas a cifra pode ser bem maior, pois muitos morreram no parto ou na infância diante das complicações cardíacas”.

      Minamata
      “Você já ouviu falar em Minamata? È uma cidadezinha no litoral do Japão que, a partir de 1956, passou a ser conhecida mundialmente.
      Ela ficou famosa após um enorme desastre ecológico ocorrido na região.
      Em 1932 uma grande empresa se instalou na cidade de Minamata para produção de material plástico, a Chisso Corporation. Os resíduos de sua produção eram despejados no mar. Acontece que nestes efluentes existia grande quantidade de mercúrio, um metal pesado que se acumula no organismo causando danos cerebrais e até a morte.
      O mercúrio foi se acumulando nos peixes, a maior fonte de alimentos para os habitantes e animais da região.
      Primeiramente foi observado comportamento bastante estranho em animais domésticos, eles pareciam não ter controle quando caminhavam e muitos tinham convulsões. Então o mesmo comportamento começou a ser observado em alguns moradores de Minamata.
      Acumulo de mercúrio na cadeia alimentar
      Eles foram internados no hospital da região, mas apresentavam alguns sintomas que deixaram os médicos confusos sem saber como diagnosticar aquele mal. Após alguns dias os pacientes morreram, mas novos pacientes chegavam e os médicos ficaram assustados com a alta mortalidade da nova doença, até que descobriram um hábito em comum dentre os afetados: haviam comido grande quantidade de peixe proveniente da Baía de Minamata. Após alguns testes, descobriram que não se tratava de uma nova doença e sim de envenenamento por mercúrio.
      Estes primeiros casos foram diagnosticados há 50 anos e a partir daquela data mais de 900 pessoas morreram, quase 3000 pessoas sofreram com os sintomas do envenenamento, por mercúrio, que ficou conhecido como Doença de Minamata e cerca de 2 milhões de pessoas foram afetadas em algum grau pelo consumo de peixes contaminados.
      Este triste aniversário é motivo para refletirmos sobre o que ainda ocorre hoje em muitos lugares do planeta”.

      Conclusão
      Sr. Paensius Griek, tenha paciência, se quer consumir o Panga, fique à vontade para fazê-lo, mas, por favor, não induza outros a fazerem o mesmo, Desde quando peixes eviscerados não provocam doenças? Isso é ridículo, conheço vários que são portadores de vermes na carne, inclusive seu amado Panga. Além disso, caso haja algum tipo de contaminação química ainda não detectada pela ciência atual, ou pelo menos no lote que o Sr examinou, como garantir isso à população? O Sr. Já bebeu um copinho, por menor que seja, de água do Rio Mekong?
      Sei que é difícil a vida de um pesquisador, mas, certamente, procurando com afinco, o Sr deverá achar alternativas mais nobres para garantir o seu panguinha de cada dia, se é que tem coragem de consumi-lo como quer induzir outros a fazê-lo.

  • Santa ignorância… Ainda aguardo sua resposta

    “Esdras, por favor… como se o panga fosse responsável pelo câncer. Quantos alimentos tratados com fortes componentes químicos vc ingere diariamente?!

    Talvez você coma só alimentos orgânicos, nao utilize celular e viva numa tribo sem nenhuma exposição a produtos industrializados, livres de química e conservantes”

    • Cara Vanessa, seguindo esse raciocínio, até mau humor faz mal… O peixe não dá câncer, mas as substâncias despejadas em seu meio ambiente altamente poluído e os hormônios utilizados para forçar seu crescimento são potencialmente perigosos à saúde humana.

  • anderson labrusk

    O responsável pela veiculação de qualquer informação de cunho difamatório divulgada em veiculação global sem comprovação científica que possa comprovar sua veracidade, que se esconde através do anonimato, deveria ser exemplarmente processado.

  • Cristiano

    Aposto que se esse peixe custasse R$ 40,00 o kilo não teríamos essa discussão toda em torno dele. O fato é que ele esta incomodando a industria pesqueira nacional devido ao seu baixo preço. O peixe já foi aprovado pela Anvisa, pelo ministério da agricultura e diversos órgãos internacionais, portanto não vai matar ninguém. Se o peixe não fosse tão competitivo nem saberíamos que ele existia. Isso acontece com todos produtos importados (vide os carros coreanos), se nós somos incompetentes na criação de nossos peixes e ficamos a merce dos altos impostos cobrados, não podemos descontar no pobre Pangas. Culpemos nosso governo (e o custo Brasil!). Esdras, muito nobre de sua parte querer ajudar a população contra este terrível mal, porém contra fatos não há argumento. Coma quem quiser. Eu como!

  • ricardo

    No brasil as teorias sao muitas http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Peixe_Panga
    Os portugueses espalham boatos de que o peixe causa colera

    os americanos nao fazem boatos sobre o peixe http://en.m.wikipedia.org/wiki/Pangasius_hypophthalmus

    O Mekong é imenso e volumoso, pode colocar 100 mil casinhas de ribeirinhos cagando lá que so vai deixar o Rio mas nutritivo.

    O Rio é tão bom que tem a segunda maior biodiversidade de peixes do mundo.
    http://en.m.wikipedia.org/wiki/Mekong

    algumas especies de peixes comem peixes.
    Algumas especies de peixe comem coco.

    O asdra já sabe Que errou, mas na condiçao de Sr de barba que escreve em blog, fica deficil assumir.

    Falta de acentuacao eh preguica por conta do tablet

    • Ricardo, quando aprender a, pelo menos, escrever meu nome corretamente, tente fazer comentários críticos. Antes disso expõe demais a sua ignorância, o que desvaloriza ou invalida as críticas. O espaço é democrático, mas é preciso ter menos preguiça e mais cultura para ser levado a sério. Abraços e continue colaborando.

  • Sidi

    Após ler várias matérias, inclusive documentarios sobre o rio Mecong, chego à conclusão de que isto é propaganda negativa para recolocar os peixes cultivados no brasil de volta ao mercado, visto que os preços deste peixe são muito competitivos.
    Vamos pesquisar antes de acreditar em qualquer crítica negativa.

  • Max

    Fui pesquisar no mpa.gov.br e de fato o governo não tem certeza se este peixe é seguro para consumo.
    No próprio site do MPA (Ministério da pesca e aquicultura) eles listam uma serie de bactérias e parasitas encontrados em amostras deste peixe. Basta buscar por panga no site do mpa.
    Aqui tem um documento oficial do governo, emitido em 2012 que lista o que foi encontrado neste peixe:
    http://www.mpa.gov.br/images/Docs/Monitoramento_e_Controle/IMPORTACAO/Requisitos_Zoossanitarios_de_Importacao/Commodities/Pangasius%20%202011.pdf
    O autor do post deveria incluir na matéria esta informação, já que é a opinião oficial do governo brasileiro, e não conjecturas anônimas.

  • Max

    Eu estava fazendo o peixe e apesar de soltar muita gordura, parecia delicioso.
    Por sorte fui pesquisar e achei este site antes de comer.
    Nao comi.

  • Fermartin

    Meus caros, em vez de ficarem lendo só da net que tal saber um pouco de história. O Vietname foi fortemente bombardeado por toda a espécie de agentes químicos contidos em bombas, de ambos os lados,durante a guerra. Entre esses realço o agente laranja, um desfoliante para pelar a floresta conhecido por conter dioxinas altamente cancerígenas e por se manter no ecossistema por centenas de anos, contaminando toda a cadeia alimentar.
    Aqui na Europa esse problema já foi levantado e só consome produtos dessas regiões os pobres e os ignorantes e aplica-se também aos camarões de aquicultura e outros.

  • Fiquem Vcs todos sabendo que peixe contaminado MATA. Nós aqui da diretoria empresa NÃO COMEMOS, jamais! O futuro dirá quem vai aparecer com alergias, mau estar, febre, diarréia, dores, incontroláveis; se não vier a òbito. Peixe contaminado MATA.

  • Max

    O que esperar de informação do MAP? Eles estão do lado da aquicultura brasileira (que quer exportar e vender dentro do Brasil) e ooooobviamente, não é um bom negócio para o mercado de aquicultura no Brasil, a entre um pescado que faça competência direta com a PIRAMUTABA (pescado brasileiro). Aqui To vendo que tem muito metido a informado, com pouca base.

  • Gustavo Henrique Ostermann

    Quanta besteira!

    Este peixe é consumido em praticamente todos os países da comunidade européia e também nos EUA.

    Isto é uma campanha publicitária orquestrada pela indústria pesqueira brasileira, que obtém grandes lucros aqui no Brasil vendendo peixe à preço alto.

    O Brasil, mesmo com uma costa marítima absurdamente grande e inúmeros rios, lagos e lagoas, possui um dos preços mais altos no pescado se comparado com o resto do mundo!
    O Panga, com uma carne deliciosa, conseguiu grande parte do mercado brasileira por ser trazido por um preço baixo.
    Assim como a carpa asiática, são peixes criados na Ásia, há milhares de anos. Sua produção é absurdamente grande.

  • sergio

    Da pro Zé Dirceu,Genuino e Lula comer.

  • roberto

    olá levei minha familia para comer este peixe em um restalrante muito famoso aqui no rio na baixada ,total de seis pessoas todos tivemos diarreia e quatro infecçao na urina , tes dias depois, sera acaso? ou realidade isto tem que ser levado mas a serio pela nossas autoridades sanitaria.

  • roberto

    esdras estou com vc. se os estados unidos compra merda muitos brasileiros acham gostoso , sabe daquela piada , ocara acha merda na rua e passa no corpo todo depois descobre que é merda , e fala, ainda bem que eu nap pisei.valeu esdras.

  • Fermartin

    Bem, tem muita gente falando por aí, os a favor do panga ou são ignorantes ou tem interesses comerciais. Os que são contra o panga e ainda tem duvidas, façam o seguinte: recolham amostras de vários peixes e levem num laboratório independente, sem identificar a espécie de peixe, peçam identificação de químicos perigosos e não de bactérias, e aguardem pelos resultados.
    Regra numero um do consumidor responsável: nunca confiar em organismos oficiais ou comerciais; o que hoje é certo, amanhã é ao contrario.
    Aqui na Europa, quando apareceram os primeiros casos de doença das vacas loucas, a primeira reação oficial foi negar totalmente tal doença. A segunda foi,perante o inevitável, dizerem que não havia perigo para a saúde humana e recomendar o consumo. Hoje, 20 anos depois e com os casos da doença em humanos,sabemos no que deu essa irresponsabilidade.
    Se esse e outros peixinhos viessem dos rios de Fukushima, ninguém tocava sequer, porquê? Porque Fukushima está ainda de fresco na memória das pessoas, já o agente laranja e outras toxinas da guerra do Vietname não fazem parte do senso comum.
    Meus caros, informem-se e pensem pela vossa cabeça e não pela dos outros. Não se deixem manipular.
    Concluindo, toda a gente tem a livre opção de escolher comer ou não o que quiser e ser feliz.
    Um abraço.

  • Rafael

    Esdras,

    Pesquisei muito a respeito do panga e realmente como muitos dizem aparentemente a muito sensacionalismo nestas notícias do panga.

    pois bem encontrei este artigo que fala que no Rio Mekong existe uma grande biodiversidade e só perde para o Amazonas …

    Abaixo a fonte:
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/12/121219_galeria_wwf_novasespecies_pai.shtml

    Não estou defendendo o consumo do peixe, até por que concordo contigo que deveriamos consumir o peixe local e não ficar importando os peixes, mas …

    Também não sou a favor de tudo isto que está escrito de que causa cancer e tem isto e aquilo.
    É muito fácil dizer que tem e que viu, gostaria de saber em que se baseou para escrever o artigo relatando todas as bacterias, pragas e afins …

    Um abraço.

  • eu

    panga é saboro e acho muito bom! tenho 78 anos e minha saúde é ótima (dane-se quem acha que não!), e na minha familia é cultura comer panga desde meus avos!
    sinseramente não tenho o que dizer desta coisa chamada “matéria” que esse “esdras” postou. melhor não dizer nada para não baixar a moral do sujeito.
    PANGA É EXELENTE, E PODE ATÉ SER O PEIXE QUE JESUS MULTIPLICOU A TEMPOS ATRÁS!
    não olho a repercussão dos meus comentários postados.

  • GAM

    Panga: A melhor descoberta culinária de 2012 (pelo menos pra mim)! Consumo semanalmente em um restaurante de Uberlândia (conhecido por suas ótimas práticas de higiene).
    O peixe é tão saboroso, que resolvi comprá-lo e prepará-lo em minha residência!
    Esse boato, nada mais é do que guerra comercial!
    Sr. Esdras e Sr. Elisio, não deveriam ficar bravos por nós consumidores brasileiros optarmos por comprar PANGA. Deveriam ir atrás dos governos Estaduais e Federal e exigirem criação de políticas de isenção tributária para tornar a psicultura nacional mais rentável… Pois postar comentários tendenciosos, alegando que preferem Merluza e Tilápia, tá na cara que são pescadores incomodados com a concorrência….
    O Brasil tá mudando e eu sou parte desta mudança!

  • rios

    Veja andei pesquisando e vi essa matéria que diz que as autoridades no Brasil tem tomado as devidas providencias, outra coisa até agora não vi nenhuma matéria dizendo que houve algum problema no Brasil relacionado ao consumo desse pescado, mais uma questão será que se o produto não estivesse dentro das normas adequadas seria comercializada nas maiores redes de varejo e atacado do país? E teria autorização de importação aqui e também nos EUA?

    http://blog.opovo.com.br/opeixe/voce-conhece-o-peixe-panga-entenda-a-polemica/

  • rui

    Eu comi, não passei mal, mas tem gosto de terra.

  • andrei

    boa tarde a todos, a pessoa que escreveu esta materia e daquela pessoas que ainda acredita que se pode engravidar por beijo na boca ou pegar aids pelo ar………..fala serio o cara que se diz jornalista nao pode ser tao burro assim

    • Pois é Andrei, sorte sua a sua mãe não ter tomado Talidomida. Naquela época todos achavam que não fazia mal, até que nasceu uma multidão de bebês deformados (pesquise o assunto) e acreditaram no azar. Feliz Panga para vc.

  • josenildo

    bom e não consumir esta merda…

  • Beno

    bom nao sabia deste assunto do panga, ate passar muito mal de quinta a domingo, nao sei o que tinha o peixe pois só comi ele mesmo, percebi que era muito gordo e o sabor bem temperado ate disfarça , mas meu figado nao deixa esquecer este tal Panga. nunca mais!!!

  • comi e passei muito mal no meu serviço, nao foi so uma vez foi umas 3 veses e agora que descobri que era esse peixe.

  • e carne de peixe e carne de cavalo e de cachorro , o ser humano so quer saber de ganhar dinheiro…sem se preucupar com os outros.

  • deonir

    Sou do Paraná e comprei esse peixe em um supermercado em Curitiba, ao consumir percebi que ele tinha um cheiro nada bom. Fui pesquisar na net e minhas suspeitas foram confirmadas. Realmente os comentários e o que falam desse peixe é verdade. Tem um cheiro de am^nia e gosto de barro. Como pode isso ser comercializado ?

  • lois

    comi muito deste peixe e nao comerei mas se ele paga muita inportaçao e ainda chega a mesa do cosumidor a preço bom e que tem algo grave por tras disso

  • Greta

    Eu já provei esse peixe e achei gostoso, mas confesso que tenho certa restrição a esse tipo de alimento importado, ainda mais de países da Ásia, onde a questão de higiene e produção é bem duvidosa. Melhor é tentar buscar produtos que se conheça a origem. Mesmo se conhecendo já é um risco, olha o caso do suco Ades…

  • Amanda

    Reportagem absolutamente sensacionalista. “… estudos internacionais… “; “… pesquisas realizadas”; “Parece que o risco oferecido…”; “… há informação de que os Pangas…”; “Afirma-se que o Panga…”.
    Não há, em todo o texto, uma única fonte ou citação sobre de onde tais informações vem sendo obtidas, nem sobre quais estudos, ou quais órgãos classificaram o tal panga como impróprio para consumo. Além disso, a reportagem ainda menciona que o Vietnam exporta o panga para diversos países do mundo, “somando mais de 240 nações”. Alguém explique-me como, já que, conforme site do IBGE (http://www.ibge.gov.br/paisesat/main_frameset.php) – e esse é um exemplo de informação com citação de fonte – temos, atualmente 195 países?
    Não gosto de peixe algum, seja salmão, surubim, cavalinha ou panga. A minha única colocação diz respeito à forma como as informações são colocadas. Infelizmente há pessoas extremamente radicais e ignorantes na internet, que acabam acreditando piamente em qualquer notícia que é publicada. O peixe é impróprio? Não sei. Ele é proveniente de um rio poluído? Tambem não sei. Cabe exatamente a um jornalista sério, antes de publicar os fatos, ter certeza de que o que está sendo dito é verídico, ou, pelo menos, originado de uma fonte confiável; sem essa mínima análise, o profissional acaba sendo tão vilão quanto o pobre peixe panga da história.

  • A Amanda deveria ocupar o lugar desse tal Esdras. Só a Folha da Manhã mesmo pra ter um jornalista que pega um spam da internet e noticia como verdade.

  • Meu Deus, Esdras, como o senhor é patético. Li suas respostas às argumentações nos comentários, é sua argumentação é simplesmente patética.
    De um lado vc tem um SPAM. Do outro, informações de âmbito mundial certificando a qualidade do peixe, agências nacionais de saúde (não a Brasileira, mas a americana, as européias) dando aval ao peixe, informações com fontes e citações… e o senhor defende o SPAM!?

    Isso não é jornalismo, é lixo. Quer criticar a venda de um peixe baseado em que daqui a alguns anos pode acontecer alguma coisa, que pode haver substâncias ainda não detectadas? Pelo amor de Deus, isso aqui não é um blog pessoal, é um JORNAL. Não dá pra basear uma notícia em um SPAM e em crendices, deixe de ser patético.

    Parece até que eu to vendo: o Sr. Esdras mandando e-mail pra 50 conhecidos por que recebeu uma corrente que diria que sua barba iria cair se ele não passasse a mensagem pra 50 pessoas.

  • batsom

    o peixe panga como outro peixe bem temperado e bem feito fica excelente!!! mas as consenquencias de se alimentar com o peixe panga ao longo prazo pode não resultar em uma boa saúde, e se fosse tão bom os vietianitas e chineses iam comer tudo kkkkkkk
    vamos saborear os nossos peixes que conhecemos e sabemos de qual rio ou açude que foi pescado!!!
    mas tem peixe para todos os gostos

    APROVEITEM rsrsrsr

  • BETH

    SE SABE QUE ESSE PEIXE É TÃO PODRE DESSE JEITO PORQUE NÃO TIRA DO MERCADO SABENDO QUE CAUSA CANSE EU COMI ELE COMECEI A SENTIR DOR NO PE DA BARRIGA TIPO COLICA MESTROUL MINHA FILHA CHEGOU TROXE O PEIXE E PERGUNTOU MÃE PODE FRITA PRA SENHORA FALEI PRA ELA QUE NÃO QUE SENTI MAL COM ELE E ELA COMENDO ELE DIRETO ME PERGUNTOU QUE MAL ELE FEZ DOR MUITO FORTE NA MINHA BARRIGA ELA FALOU QUE TAMBEM VINHA SENTINDO ESSAS DORES FALEI PRA ELA E DO PEIXE NÃO E POSSIVEU

    VOU PARAR DE COME ELE E JOGUEI O PEIXE FORA E ELA DESCOBRIU QUE ERA DO PEIXE

  • Vanessa

    Gente que não tem nada para fazer é assim: divulga informações EQUIVOCADAS e SEM REFERÊNCIA ALGUMA! “Pesquisas realizadas…” uma ovaa!! Onde estão estas referências?!??! ALUSÃO PURA!!

  • Luis Duarte

    Meu Caro. O artigo está cheio de mentiras e informações até ridiculas. Quando se opina deve-se ter a certeza do que se diz e não disparar atoardas venenosas nem nenhum sentido. O Pnaga é origibario do melomg mas não é apanhado no Mekong. È criado em viveiros altamente controlados pelas autoridade sanitarias e alimentado com ração como as trutas e salmão de viveiro. Eu vivi no Vietnam 3 anos e visistei alguns viveiros e fábricas de processamento dos fillets. Tudo é extermamente higienico, alias tem os Certificados Europeus e FDA e é inspecionado regulaemente por estas autoridades. Os filetes são desparetizados e são fietas analises obrigatorias a todos os filetes para exportaão…. è mentira pura, o Panga é de muito boa qualidade , rico em OMEGA 3 Comi bastantes filetes panados e nunca me aconteceu nada…nbem uma má disposição. Visiste o Vietnbam e veja com os seus proprios olhos antes de dizer bacoradas …

  • CACIUS

    idiotas…O Panga passou pelos mais rigorosos testes de qualidade e conquistou as certificações mais importantes para a comercialização do produto destinados à exportação: No ano de 2010, somente as exportações vietnamitas de peixe Panga somaram 659.000 toneladas, o que representa 53% de toda produção brasileira de pescados do ano de 2009 (1.240.813 toneladas). Quando comparamos o volume total de exportação de Panga com espécies mais conhecidas no Brasil, temos um cenário ainda mais surpreendente: – A exportação de Panga representa quase cinco vezes mais do que a produção brasileira de Tilápia (132.958 toneladas em 2009); – A exportação de Panga representa quase oito vezes mais do que a produção brasileira de Sardinha (88.286 toneladas em 2009); É importante comentar que, nos Estados Unidos, o peixe Panga tem a aprovação de um dos órgãos mais respeitados do mundo: o FDA – Food and Drug Administration.

    • Wanderlei Zapelini

      O Lixo Hospitalar importado Há 02 anos por Suape, também foi devidamente inspecionado pela ANVISA! Brincadeira! Num acredito em fiscalização séria nesse País de “Otoridades” !!!

  • Luciano

    De onde foi tirado que esse peixe tem tanto problema? passe algum teste comprovado por algum orgão competente…

  • Werisil

    Esdras, larga de ser preguiçoso. Saia da sua sala e vai pesquisar melhor.

  • Jeverson Luiz

    seila, só sei que nem meu gato come esse peixe, é horrivel!

  • Sandra Steigels

    Esdras, vc deve estar a serviços dos produtores de peixe no Brasil : nada daquilo que vc escreveu é verdade. Onde estão os laudos, resultados de análises, etc??????. Se a UE e os USA consomem, então há muita coisa errada na sua propaganda alarmista. Veja se arruma um artigo mais útil p/divulgar que apenas espalhar textos amendrontadores,p/encher de pânico a população. Nunca entendi porque no Brasil, c/essa costa imensa, mão de obra barata, etc., pagamos mais caro pelo peixe que p/carne vermelha: diga isso a quem vc presta serviço. É um peixe delicioso e bem em conta.

  • Esdras ….. antes q me esc BOM PANGA P VC !

  • keila Sousa

    Caro Esdras. Comi semana passada o filé desse peixe, e como é mais barato, comprei 4 pcts. Confesso que ELE NÃO TEM UM SABOR ESPECÍFICO, Mas c/um bom molho, até que rola. Estava pensando se compraria novamente. Mas não farei isso; se é verdade ou não não como mais!!!! Prefiro não arriscar, já que seleciono os alimentos que como sempre, e não como qualquer porcaria, decidi não comer mais esse peixe!!! VLEU PELO POST. Abr

  • Rogerio Souza

    Caro Esdras,
    Acredito que não tenha lido a reportagem, ou apenas o que tenha interesse e demonstra nitidamente sua pobreza de informação. Na própria reportagem informa que o peixe panga vem do Vietnã, onde é criado em fazendas. É exportado para o mundo todo, inclusive para a União Europeia, que tem padrões de exigência elevados em relação aos alimentos que importa. E, curiosamente, é alvo de boatos muito parecidos por toda a parte. A turma da teoria conspiratória, que frequenta a internet em números ainda maiores do que o povo das mensagens alarmistas, atribui a campanha difamatória às indústrias pesqueiras locais, que não suportam o panga por causa da concorrência: onde quer que chegue, ele é invariavelmente o peixe mais barato.
    Pesquise por mais informações antes soltar suas patetices.

    • Caro Rogério, em primeiro lugar, opinião a exemplo de outras coisas, cada um tem a sua. Lamento que vc acredite na propaganda oficial dos vendedores de panga. Pesquise um pouco e verá a utilização de hormônios e a criação em águas poluídas. A propaganda oficial só mostra as criações que interessam, o que não faz com que as outras sejam boas. Mas cada pateta acredita nas patetices que quer. Respeito que vc acredite nas suas. Bom Panga para você e continue colaborando.

  • Sardse

    Caro Esdras,
    é de louvar a sua percistência e relutância relativamente ao pescado em questão.
    Leva-me a crer que durante estes mais de dois anos de escrita,
    já tenha consumido uma enorme quantidade do mesmo, (mais não seja para ter uma fonte de credibilidade).
    A sua teimosia e inflexibilidade estão na base de quase todas as respostas. Acho que seria mais víavel para si ( e como Brasileiro), criar uma nova igreja (mais uma na terra dos fracos de espírito) e alimentar os seus fieis seguidores com sementes de girassol.
    Antes de me despedir, deixo-lhe só mais um comentário.
    – Não coma Panga e o mundo será seu quando todos os outros se finarem. Amen Master Esdra (energumeno)
    Best Regards

    • Caro Filipe Nuno Gouveia “Sardse” Energúmeno da Silva, tivesse eu ingerido tanto Panga quanto presume, provavelmente não estaria aqui a te responder. Vejo o mal que esse peixe faz apenas lendo o que você escreve. Além de tudo que já sabia, vc me faz notar que ele também afeta o cérebro. Para casos como seu recomendo bastante panga, só assim ficaremos livres de tantas asnices. Feliz panga para você!

  • Sardes

    Caro Esdras,
    lamento informa-lo que a sua falta de cultura e imparcialidade digna de um “jornalista” é de louvar …
    (não querendo fazer disto um discurso a dois – como bom conhecedor da língua de Camões que deve ser, presumo que entenda)
    Não o estou a ofender como o fez na sua sua resposta em relação à minha pessoa.
    Apenas constato que que a sua visão é limitada.
    O que seria do azul se todos gostassem do amarelo??
    As opiniões divergem de pessoa para pessoa e para se conseguir mostrar a alguém que está errado deve-se ter provas plausíveis e ser bastante assertivo.
    Felicidades e aceito as suas humildes desculpas.

    • Caro Sardse, ou Sardes, como preferir, mas prefiro Gouveia, quem bate não pode reclamar de apanhar. Como vc mesmo disse, cada um tem a sua opinião. Mas, recomenda o bom senso, não tente impor a sua prejulgando “falta de cultura, imparcialidade” e presunções de que seu alvo não compreenda a sua própria língua natal. Quem presume adjetiva a si próprio de presunçoso. Não ofenda a si mesmo. Abraços.

  • sergio mendez

    lixo puro e los politico nou quere saber de nada parese que el nou enpregado noso .nois somo enpregado delis nuca vi tanta falta etica erespeito contra a saudi publica e ou consunidor; panga destroi nosa pesca mau de hobra;efeto domino

  • Marcelo

    Bom entrei nessa conversa pois não tinha me dado conta pelo valor mas pensando bem faz sentido, pois nunca tinha visto este peixe e resolvi procurar saber de onde vinha achei que fosse brasileiro, ja preparei umas 4 ou 5 vezes ate simpatizei bem temperadinho com limão fica uma delicia mas agora na duvida vou pesquisar melhor, e talvez por em quanto achar algum de alternativa por aqui, que temos a tainha que assada é uma maravilha e não e tão mais cara. RS

  • hi, un post interesante, pues nada, hasta pronto :-).

  • Eva

    Tem carne firme, fácil de preparar como um bife, dura muito na geladeira, é macio, suave, uma delícia! E com esse preço, finalmente pude abolir carnes vermelhas e frango… não creio que traga problemas à saúde humana, mas pelo visto, está incomodando muito à concorrência.

  • Robson

    É como falar se chuchu é bom ou ruim,não tem gosto de nada.Prefiro frango de granja.Agora se quiser comer peixe pague um pouquinho mais caro e coma peixe

  • Evando

    Origem duvidosa é o povo que habita aquela região, pois todos os peixes tem a mesma origem… a água! Se vc comer um tambaqui do rio Tietê, vc não vai conseguir comer, mas se ele é tratado, que mal tem!! Esse cara deve ver um criador de peixe que deve estar se sentindo ameaçado pela competitividade do produto!
    ABç

  • Osvalderson

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que esses que defendem o consumo do pangassius, ou são vendedores de pangassius ou são pessoas completamente desinformadas.
    Todo mundo sabe que o rio Mekong é o mais poluido do mundo e a poluição está principalmente na agua e não só na materia organica contida nela. Portanto não importa se o peixe come ração, ele está na agua poluida, bebe poluição, respira poluição e por isso ele fica com a carne poluida.
    Estas desculpinhas esfarrapadas dos que querem ganhar dinheiro vendendo veneno para o povo são sempre iguais.

  • Braga

    Senhores, so tenho algo a perguntar a todos que defendem o consumo deste peixe: > Sendo o nosso pais extremamente rico em agua doce, como um peixe pode vir da China e ou do Vietinã e ser mais barato que o nosso produzido aqui, vejo poucas explicações, e a mais confiavel que este peixe deva ter um custo muito baixo de produção, comedo qualquer coisa mesmo, e o pior, tem um gosto terrivel, convido aos que nos acompanham a experimentar um file de tucunaré e ver a diferença.

  • Claudio

    Esses dias comi esse peixe num restaurante e olha que moro no litoral, achei o sabor meio tipo “isopor” e textura de “espuma de traveseiro” muito insonço. E depois de ler mais sobre, acho que ainda temos muitas outras opções antes de se atirar nesse peixe. Mesmo que seja criado em cativeiro ele deve levar por muitos anos rastros de algum problema na sua criação.

  • Peixe Panga

    Não comam de jeito nenhum. É mortal com certeza e esses venenos conduzem a mortes horriveis por engasgadura ou obstipação.
    Do seu amigo, Peixe Panga.

  • RITA SILVA

    deixei de comer filé de peixe faz muito tempo, gostava muito do filé de merluza, mas após receber um mail de meu irmão que mora em Brasília no qual falava sobre o Peixe Panga e todos os malefícios que traz a saúde, além de outros fatos um dos quais que para para aumentar a produção os criadores desse peixe injetam urina de mulheres gravidas nos peixes, fazendo assim com que a produção dele seja maior, era tanta coisa que quando acabei de ler o mail que recebi eu já estava com ânsia de vomito, nunca havia comido esse peixe e depois disso me policio o tempo todo por medo, pois se esse peixe ñ e bom para o consumo deles pq seria para o nosso

  • marcelo

    com certeza esse esdras ta tomando um preju danado com o tal do panga, conmcorrencia forte heim amigo hahahaha, ja comi o peixe e achei muito bom, no amazonas todos adoram o pirarucu e ´habitos alimentares nao diferem muito do panga, ou seja comem tudo que veem pela frente, e carangueijo que come defunto, hum que delicia, o ciri vai pela mesmma linha, resumindo tem alguem incomodado co a entrada do panga no brasil….

  • Giovanni Colonna

    Foi um do melhores filet de peixe que ja comi, testura firme e sabor incomparavel, tanto grelhado com alcaparras ou empanado pode provar sem receio. O preço então nem se fala vem a substituir o frango e as carnes vermelhas. Portanto os comentários e os mitos são coisas da cabeça dos concorrente que se vem ameaçados e isso esta incomodando muito.

  • Clarice

    Vou contar minha experiência recente, mais precisamente de hoje. Todos os dias almoço em um restaurante aqui em Porto Alegre, que além de carnes, disponibiliza um filé de peixe. Pois bem, como eu não sou a favor da carne, alguns dias comi o tal peixe e após algumas vezes não consegui sentir nele algo bom. Uma gordura estranha, que achava que até então podia ser da massa do “à milanesa”. O gosto não é de peixe, o cheiro não tem, o que é difícil porque peixes sempre apresentam cheiros. Hoje ele estava incomível. Fui perguntar ao gerente e quando ele me falou que era do Vietnam já fiquei com vontade de vomitar. Agora chego no trabalho e me deparo com essas informações sobre ele. Realmente o mundo está perdido. Não podemos confiar em nada que os restaurantes oferecem. Fica a dica: comam apenas produtos orgânicos da feirinha perto da sua casa, evitem qualquer tipo de carne e industrializados. Sua vida agradece! Digo isso porque senti que o peixe era estranho e de fato, ele é mais do que estranho. Comer uma coisa do outro lado do mundo, que já está “parada” não se sabe a quanto tempo é impensável. Viva o verde!

  • dhon

    Existe cada mentira, Fala que “segundo pesquisas internacionais o peixe come lixo”, quem fez a pesquisa que constatou isso?
    que instituiçao? que pesquisador? “Pescadores dizem que o peixe Panga costuma procurar o alimento revolvendo o fundo do rio”, pelo o amor de Deus todos sabemos que pescador mente pra caralho…
    Esses blogzinhos de 5ª so postam merda, vao atraz de artigo cientifico e literatura pra nao postar essas mentiras absurdas.

  • Adriano Alves

    Prezados,

    já comi o tal peixe PANGA e não gostei nada do sabor e do fato dele soltar muita gordura seja frito, assado ou ate mesmo cozido. Agora sabendo do risco de contaminação que eu e minha família estamos expostos não aceito mais esse peixe na minha casa. Prefiro milhões de vezes a TRAIRA que por sua vez é um peixe excelente. Fica a dica!

  • Daniel

    Caros Colegas, sou funcionário do ministério da agricultura e tirei essa dúvida com a minha chefe pois também gostei do sabor do peixe e quis buscar melhores informações e decidi compartilhar com vocês, então o caso é o seguinte o Ministério da Agricultura ao saber desses boatos já realizou duas missões internacionais para o Vietnã com o objetivo de verificar tais acusações e o resultado foi o seguinte: isso é tudo boato pois foi uma forma dos produtores daqui tentarem denegrir o produto, como o mesmo é um grande concorrente e entra no país com baixo custo isso fez levar os produtores a utilizar subterfúgios para espezinhar a concorrência. Para maiores informações procurem o órgão competente… Fica a dica

  • eu só não entendo o porque nossos peixes são tão caro com tantos rios mar e peixes que a em nosso pais.quanto ao panga eu como ele quase todos os dias descongelo e coloco limão vinagre alho sal e deixo numa peneira para escorrer e tempero com bastante coentro e adoro …mas a partir do que eu li acabei ficando com nojo

  • Erico

    olha, to lendo essa porra agora pq comi sa porra de peixe de meio dia e to a caminho de uma farmácia a momento. o peixe é bom, é saboroso, mas o problema vem depois…

  • è triste ver pessoas escrevendo absurdos sobre o que não sabe e não tem embasamento nenhum. As vezes é bom se informar para não falar besteira. ficaadica!

  • raquel

    adorei nota dez pela sua grande coragel parabes se foce para de da uma nota eu daria um dezzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.

  • Dá – lhe Dilma, mas uma porcaria petista na mão dos Brasileiros e Brasileiras, como dizia nosso dileto Sarney

  • Luiz Carlos Hille

    o problema é que os restaurantes estão oferecendo em seus cardápios o Linguado e na realidade o que vem a mesa é o Panga, estamos sendo enganados e roubados por todos.

  • Vanessa

    Otacilio, por favor, não seja ridículo. Você encontrou uma lombrigada somente depois de cozinhar o Panga e ela estratégicamente está na parte de cima do prato.

    Se o Peixe viesse com lombriga, essa já teria sido desfeita no ato do cozimento do pescado. Isso ai parece que foi feito um mexidinho, desses, que você pega as sobras das comidas anteriores e nessa sobrou um macarrão de 7 días atrás.

    Fala sério…

  • Adriano Ávila

    Claro que vão tentar sabotar, imaginem a indústria nacional de pescados o quanto está incomodada com a a enorme aceitação desse importado. Sempre assim, Coca-cola tem rato, hamburguer do Mc Donald’s é de rato, a música da Xuxa tocada de trás pra frente fala o do diabo…enfim…tudo que se destaca está sujeito a essas tentativas ridículas. O que a indústria brasileira de pescado deveria atentar é para os preços abusivos praticados numa terra com tanta fartura, razão pela qual um produto, mesmo importado e todas taxas referentes, ainda consegue um preço muito mais atrativo. Brasileiro é muito “zoiudo” tem mania de querer ganhar o mês numa única venda. Ainda por cima, essas “informações” passaram a circular via e-mail na internet em 2008, mas infelizmente alguns tem o péssimo hábito de repassar sem buscar saber sobre, ou pior, ainda põe em seus blogs passando a impressão de um prestação de serviço social, diria ser exatamente o contrário disso, verdadeiramente um desserviço.

    • Adriano, fiquei admirado com tanta inteligência. Caramba, vc defende o Panga muito bem. Feliz peixinho para você.

    • Fabio Jose

      Adriano, o que vc sugere a quem experimentou uma vez este peixe, e ficou mais de uma semana com dores de cabeça, urticária, fora diarréia e dores abdominais ? Nunca tive sintomas assim !!! Penso que o preço atrativo me enganou, e pensando além, vejo por que o Salmão é caro, Atum é caro, Hadock é caro. Se vc tiver alguma sugestão prática, que desintoxique-me, agradeço a prestação de serviço.

  • Willian

    Aprecio muito o pagasius, o qual faz parte das minhas refeições semanais, já tinha ouvido falar desses boatos sobre sua qualidade e toxidade, porém acredito muito mais no que o wikipedia relata, do que outros sites, qualquer dúvida entra lá!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Peixe-panga

    Abraço!

  • fermartin

    Willian, visitei a pagina que você lincou e verifiquei que esta está marcada pela Wikipedia como não fidedigna, é uma pagina que alguém com interesses unicamente comerciais no negocio de peixe panga, publicou.
    Assim meu caro, o meu aviso para quem consome este peixe por que é barato, é que irá gastar mais do que poupou em medico e tratamentos mais tarde.
    Aqui na Europa este peixe encontra-se comercializado mas só é consumido por pessoas muito pobres ou desinformadas.
    Lembro que o Vietname é um dos países mais poluídos do mundo e, desde a guerra, as dioxinas dos químicos utilizados nos bombardeamentos e que permanecem no ecossistema por centenas de anos, continuam contaminando alimentos.
    Vocês podem conferir com este video de uma peça jornalística sobre o assunto, senão é só fazer uma pesquisa rápida que encontram muita informação sobre aquicultura em países onde regras de higiene e segurança alimentar pura e simplesmente não existem, quer seja para produzir panga ou perca, tilapia, camarão, etc.
    http://www.youtube.com/watch?v=h1nEPzsFpc0&feature=player_detailpage

  • jose

    Peixe muito servido no litoral paranaense

  • CARLOS

    Os primeiros registros de exportação do peixe-panga datam do ano de 2003.
    Hoje o Vietnã exporta o peixe para mais de 240 países, entre os quais Estados Unidos, Rússia, Japão, Austrália e países da União Europeia. Segundo Ricardo Tsukamoto, da Bioconsult, a União Europeia é grande consumidora de filé de Pangasius, preferindo esse peixe à tilápia. As questões trabalhistas e sanitárias relativas à aquicultura vietnamita foram exaustivamente investigadas e aprovadas por Estados Unidos e países europeus com grande mercado consumidor. “Empresas japonesas vêm investindo na aquicultura vietnamita há anos, para garantir que o produto consiga entrar facilmente no Japão”, conclui Tsukamoto. Ainda assim, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil realizou uma série de análises nesta espécie, com o objetivo de confirmar a alta qualidade do produto, que foi aprovado sem restrições.
    O peixe-panga passou pelos mais rigorosos testes de qualidade e conquistou as certificações mais importantes para a comercialização do produto destinados à exportação: No ano de 2010, somente as exportações vietnamitas de peixe-panga somaram 659.000 toneladas, o que representa 53% de toda produção brasileira de pescados do ano de 2009 (1.240.813 toneladas). Quando comparamos o volume total de exportação de Panga com espécies mais conhecidas no Brasil, temos um cenário ainda mais surpreendente: – A exportação de peixe-panga representa quase cinco vezes mais do que a produção brasileira de tilápia (132.958 toneladas em 2009); – A exportação de peixe-panga representa quase oito vezes mais do que a produção brasileira de Sardinha (88.286 toneladas em 2009); É importante comentar que, nos Estados Unidos, o peixe-panga tem a aprovação de um dos órgãos mais respeitados do mundo: o FDA – Food and Drug Administration.
    Para atender a demanda interna do Vietnã e das exportações, hoje existem muitas empresas e cooperativas focadas na aquicultura, principalmente no cultivo do peixe-panga, que hoje é conhecido como “Princesa bonita” devido ao seu alto grau de representatividade na economia do país.

  • DERLI STUMM

    PESSOAL, PARA TODOS
    Alguem de voces conhece empresa de processamento de peixe no RS??
    Tenho interesse em comercializar tilapia, criada em sistema intensivo. Preciso contto com quem compre ou atue no mercado de peixes.

    Por favor, se souberem de alguem, segue meu fone.
    051-9461-8583

  • Hoax.

    No Brasil, teste independente da PROTESTE comprovou que o peixe é seguro:

    http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/peixe-panga-nao-oferece-riscos-a-saude

    “Após a realização das análises microbiológicas não foram encontrados problemas de higiene e de contaminantes químicos que comprometessem a qualidade e a segurança do produto. Desta forma, todas as amostras foram consideradas de boa qualidade e seu consumo deve ser incentivado como fonte de proteína.”

  • Val

    Como sempre o panga e ele é muito saboroso!!!

  • Amanda

    nenhuma carne é segura,o melhor é ser vegetariano, mas como é muito difícil, nao vejo diferença no risco de comer um frango cheio de hormonio e antibioticos, ou porcos que parecem mutações genéticas tamanha mudança no dna , os peixes do Amazonas são repletos de mercúrio que os garimpeiros deixam….bora de panga mesmo.tanto faz…

    • Eduardo Oliveira

      NÃO ACREDITE EM TUDO QUE LÊ! Sou “Aquarista a mais de 25 anos” e o peixe “PANGA” – (Pangássius ou Pangasianodon Hypophthalmus) é um dos peixes mais belo e sensíveis para se manter em um aquário. 1. Não suporta baixos níveis de oxigênio como outros peixes costeiros ou de rios poluídos. 2. Não sobrevive em aguas com alto nivel de metais pesados ou elementos tóxicos tais como: Amonia, Nitrito, Nitrato, Cobre, Mercurio. etc. 3. Com um comprimento de aproximadamente 1535 km, é o 13.° mais longo e 10.° mais volumoso (descarrega 475 km³ de água anualmente) rio do mundo, drenando uma área de 795 000 km². Nasce no Planalto do Tibete e depois percorre a província chinesa de Yunnan, além de Myanmar, Tailândia, Laos, Camboja e Vietn. NÃO É TÃO FÁCIL MATAR A NASCENTE DUM RIO DESTE TAMANHO, ACHANDO QUE A POLUIÇÃO ATUAL É O SUFICIENTE.
      * Em vários lugares do rio os “Panga” são criados em gaiolas devido seu alto giro comercial tanto na alimentação, como o de peixes ornamentais. Tem um desenvolvimento muito rápido (90-120cm) o que o torna muito apreciado pelos empreendedores na piscicultura.

      Este peixe possui três ferrões nas nadadeiras 1.dorsal e 2.laterais o que faz dele um peixe perigoso para os leigos.

      Qual seriam então os motivos para ter uma má fama e não ser consumido por aqui?
      a. Jogada política
      b. Empresários brasileiros perdendo credibilidade com a concorrência e o defamando.
      c. Algum “pescador esportivo” que tomou uma bela ferroada.
      d. Algum rico miserável que quer ver os pobres morrendo de fome.
      e. Invejosos empresários descontente com o sucesso dos asiáticos.

      Mantenha-se atualizado: Nem tudo o que comemos é realmente saudável, é verdade. Agrotóxicos e produtos transgênicos podem trazer péssimas consequências a saúde.

  • Fernando

    Desinformação deveria ser crime inafiançável. As notícias falsas que circulam na internet são um desserviço para sociedade. Pesquisem um pouco antes de propagar notícias na internet. Essa publicação não tem credibilidade nenhuma. Nenhuma fonte, nenhum link para embasar o que é dito no artigo.

    Esse cara deve se divertir fazendo isso. Esdras, vai arrumar um emprego!!!

    http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/peixe-panga-nao-oferece-riscos-a-saude

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Peixe-panga

    http://www.mpa.gov.br/index.php/imprensa/noticias/1742-mpa-condiciona-importacao-de-pescado-a-controle-sanitario

  • Adriana

    Para estar barato assim só pode ser de rio contaminado e tem gnt que já encontrou vermes nesse peixe que nojooooo,comi uma vez pra nunca mais

  • Gil

    Comi uma única vez e achei horrível! Ele não ficou crocante. Meu filho passou mal. Não sei o porquê, mas NUNCA MAIS.

  • Detestei esse peixe,não tem gosto,quando frita dá muita água e desmancha tudo,eu e minha esposa pela segunda vez após comer passamos mal.

  • Gilmar

    Ja comi e adorei. As empresas brasileiras vao quebrar com o Panga.

  • FRANCISCO

    você já provou o camarão cinza vendido no Rio de Janeiro, iguaria muito saborosa. No entanto, é pescado no lixo da Baia de Guanabara, umas das mais poluídas do Brasil.
    E aí, quantos residuos quimicos e metais diversos são despejados nos rios que desembocam na Baia de Guanabara sem nenhum tratamento.
    PANCA OU CAMARÃO?

  • Marcos

    Se este peixe é aprovado pelo rigoroso sistema de saúde dos EUA, Europa e Japão, com certeza tem qualidade, o pessoal tem ciúmes da alta produtividades dos orientais, dos tigres asiáticos, que no passado eram fortes em brinquedos, depois em motos, calçados e agora alimentação…no futuro serão bons também em carros, caminhões…depois aviões de guerra…o QI deles é muito bom entre 100 a 105…nosso QI é baixo 87 por isto produzimos pouco.

  • washington

    Cadê a famigerada Vigilância Sanitária Brasileira?? Bando de FDp´s só pensam no lucro e a saúde dos brasileiros que se fodam… Ê pais nojento esse nosso…

  • Prefiro comer traíra e pirambóia que eu mesmo pesco no Paranapanema

  • ivalde

    se é assim tem muitos paises importando paises de primeiro mundo.
    não acredito na sua informação. não é concreta!

  • FRED

    O DIA Q VCS VIREM COMO É FEITO O PAO E O ARMAZENAMENTO DA FARINHA EM QUALQUER PADARIA (NOVA/VELHA/LIMPA/SUJA/INDEPENDE) VCS NUNCA MAIS CONSUMIRAO O MESMO

  • Joao

    Dixe de ser bobo, comemos coisa pior aqui no Brasil, vi uma criação de porco, quaze murri!

  • Daniel

    Bahh, acabei de come-lo na forma de filé! Tem duas horas. To arrotando ele ainda. Achei um pouco forte, mas de sabor bom mas me pareceu salgado demais. Fizemos, Panga, Carpa Capim, Traíra, Cascudo Viola e Bacalhau. Confesso que de todos foi o mais forte ao paladar, forte no sal me pareceu.

  • arroz

    ok gente, saiu no e-farças já que isso é mentira, tem todas as características de hoaxes mesmo. Já comi esse peixe e nunca passei mal nem nada, tem gente que devia pesquisar antes de vir falar coisa dele.

  • o problema é que este pescado é um dos mais consumidos, atrapalhando assim o mercado do peixe nacional, o custo beneficio é muito mais acessivel.
    Comer um peixe nacional hoje custa em media 15,00 e aparece o pangasius que alem de excelente sabor custa em media 9,00 deixa o mercado nacional MALUCO.
    o PESCADO em questão tem todos os selos de qualidade e inspeções, e esta no mercado sendo comercializado ha quase cinco anos… Noticia antiga, bla bla bla sem fundamento.

  • Milton

    Pobre Esdras… Caiu num hoax e foi defendendo sua tese por dois anos. Não conseguiu, em nenhum momento, provar sua tese com base nas “pesquisas” e “estudos” “internacionais”.
    Fontes para que, fonte é para os fracos….
    Fico preocupado com a sobriedade desses postulados “jornalistas” que são formadores de opinião ante pessoas ingênuas.
    Pobre Esdras…

  • Graziella

    Nos tempos modernos nada é saudável. Os alimentos nos deixam cada vez mais doentes!!! E os poucos “orgânicos” existentes adoece nossos bolsos.
    Se serve de consolo: #cozinhoutánovo

    #tristerealidade #tempodeglobalização #tempodesuperpopulação

  • Dilson

    Pelo sim, pelo não, é melhor não comer. Onde há fumaça, há fogo…
    Até porque nossa fauna marinha, fluvial e lacustre é invejável. Temos muitas opções de peixes nativos.
    A propósito; Tilápia é um peixe exótico, natural do Egito. Não é de nossa fauna.

  • José da Silva

    Gostaria de saber se alguém participante desse forum já viu alguma referência oficial no site da Anvisa, porque eu procurei e não achei nada, nem são disponibilizados os teste realizados. Agora isso deveria ser proibido pois vai afetar diretamente a venda da carne Fri…. do filho do P (ou quero dizer) do filho do ex presidente (aquele que não se deve dizer o nome, porque além de FDP também é fruto do mar só que criado num rio mais sujo ainda). Comi o Panga sem saber da polêmica me agradou, agora porém vou imprimir a página e colocar em frente ao panga nos restaurantes que frequento, a parcela população que consegue comer tem o direito de escolher o que come, agora pra chines e vietnamita QMS (qualquer merda serve).

  • edna tavares

    eu nunca vi um peixe tão ruim na minha vida
    so en penssar da ate vontade de vomitar
    nunca masa compro prefiro a pescadinha

  • mari

    O pior peixe que já comi na minha vida,so de ver a foto da vontade de vomitar, e ver alguem comendo isso perto de mim,não vai da pra aguentar ficar perto, principalmente aqueles que sabem e ainda comem,..não se importam com o próprio corpo, e nem da família…preferem achar que como é barato, ter o mal gosto de achar gostoso,..os maleficios não vem de imediato, ele vem daqui a uns anos,..ai chega la na frente doente e nao sabe o que causou e ainda diz que passou a vida se alimentando bem, à base de peixes..e do bom ,¨Panga¨.O povo só sabe reclamar da falta de hospitais, mas também com tanta gente doente, pessoas que não sabem nem o que se coloca no prato,..deixe os hospitais pra quem realmente necessita,..trocando um filé de Panga por um ovo cozido estará ganhando mais….

  • jonas

    Esse peixe é delicioso! A única característica negativa é que ele é muito gorduroso. O sabor é ótimo e a aceitação também.

  • JONASS

    É muito saboroso o peixe ESGOTO… Pois tem um sabor levemente de clorifórmios F. Tóp, BOM APETITE A TODOS OS PANGUEIROS Petistas Brasileiros.

  • por favor me mostre os laudos tecnicos comprovando os teor de toxidade,pois tenhos todos da anvisa, documentos de importacao provando que e bom, e ate hj nao li nenhum documento com fonte segura comprovando que e ruim…
    oque acontece muito e que pescadores do nosso litoral estao vendendo panga no lugar de linguado, ai sim isso esta errado,,,,,mas porem estao ganhando mais de 200%,pois o panga custa em torno de 6,50kg e eles vendem a 20,00reais..sou vendedor e consumidpr de panga…mas se quiser me provar que panga faz mal, sou o primeiro a aderir em uma campanha contra o panga,mas ja fazem mais de cinco anos que vendo e NINGUEM ATE HJ ME PROVOU NADA CONTRA O PANGA…SO BOATO…mais tixidade que o nosso cacao nao tem e ninguem fala nada…

  • Jones Pangaré

    O peixe Panga é muito perigoso para a saúde, visto que é originário do cruzamento em laboratório de um pangaré com um golfinho. Documentos secretos do laboratório DOW-INDO-NXON EXPERIMENTS, responsável pela experiência, relatam o horror do golfinho fêmea ao ser inseminada pelo pangaré que, por natureza, era bem dotado. Há relatos comprovados de consumidores que passaram a desenvolver características de pangarés, bem como de outros animais do terceiro mundo. Alguns americanos que consumiram este peixe passaram a falar espanhol e a obter opiniões em sites pouco confiáveis (como este), por isso foram extraditados para o México. Até hoje eles ficam trocando mensagens ridículas, uns apoiando o Panga, e outros querendo a cabeça dele; embora já se saiba que o Panga não tem cabeça, como pode ser comprovado ao comprar o produto.

    Enquanto perdemos tempo discutindo o Panga, o Brasil gasta 150 bilhões pra financiar uma copa do mundo… entregar apenas 50% dos projetos prometidos e tudo com baixíssima qualidade. A política do pão e circo agora se atualizou: é Pão, Circo, Copa e Panga! Pobre brasileiro… Na hora de criticar o Panga se acha o espertão, mas vai lá pro estádio vestir o verde e amarelo e bater no peito com orgulho, como se a competência de 11 homens correndo atrás de uma bola fosse fazer alguma diferença nas suas vidas. Quanto malandro-otário!

    Sugestão: analisem de fonte segura – http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/peixe-panga-nao-oferece-riscos-a-saude

  • leandro

    Para quem gosta de bagre…peixe de agua doce é uma boa pedida, prefiro peixes de agua salgada…

  • Adriano

    isso ai é mentira, é um hoax, um email que correu a internet e ninguem provou nada ate agora, papo furado.

  • bruno

    O pessoal tá criticando a pesquisa, quando deveria estar agradecendo.. eu conheço a uma indústria de pescados q fez pesquisas sobre o panga.. e relatou que realmente é perigoso.. tem muito panga q tá na mesa de vcs que foram tirados de esgoto. Sim.. esgoto meeeesmo, uma vez q sai bem mais barato não gastar com ração.. e vcs acham q o vietinã tá preocupado com isso? Vcs acham q eles vão deixar de lucrar com a venda?.. Como vcs querem q o peixe aqui seja barato? Algum de vcs entrariam num barco e passariam 45 dias dentro do mar.. puxando rede 24h por dia pra ganhar r$ 3000? Pq é isso q o pescador ganha.. só que tem 45 dias de óleo.. comida.. redes.. barco.. depois vem o processamento.. luz.. agua.. gelo.. impostos e muuuuitos funcionarios.. transporte.. tudo pra chegar no distribuidor por R$ 20 o kg.. e o mercado vender pra vcs por r$ 35.. Então vamos pensar um pouco antes de sair metendo o pai nos produtos nacionais.. eu mesmo não como esse lixo de panga.. Não tem fiscalização nenhuma lá. . Aqui é horrível de trabalhar.. tudo é motivo pra parar a indústria e vcs ainda reclamam

  • marco

    Comi essa merda a 2 dias atras num bom reataurante de BH, estava até gostoso feito com leite de coco. Estou a 2 dias com fortes colicas intestinais e gazes.
    É tudo verdade, esse peixe nao presta.

  • Sandra

    Fiz esse peixe há um tempo atrás eu, meu marido e minha nora passamos muito mal. Eu como tenho intolerância a alguns alimentos pensei que fosse morrer de tanto vomitar e… É lamentável vê uma arma dessas ser vendida em nosso país. Poxa, eu pago uma fortuna em alimentos orgânicos por conta da minha intolerância, e ser vítima de uma armadilha dessas! Graças a Deus tinha outros peixes em casa e optei por dá Abadejo para meu netinho que tinha um ano e três meses, na época! foi um livramento!Naquele dia fiz tudo fresco e orgânico, o peixe cozido com todos os ingredientes orgânicos…(risos)…e muito cozido que soltou uma água, até apurar! Eu falei para meu marido que só poderia ter sido o peixe, ele ficou relutante, “como um peixe pode fazer isso,San?! Impossível,foi a pizza do jantar!” (Eu sabia que não era a pizza, compramos dessa pizzaria há mais de 20 anos, nunca passei mal). E quando liguei pra minha nora para falar para ela não vir em minha casa, porque eu teria que desinfetar os banheiros, por causa de tanto vomito e outras coisitas mais…Eca! E como não sabia se aquilo poderia ser transmitido para meu neto. Foi quando ela falou que também estava se desmanchando na casa dela. E ela não tinha comido a pizza de nosso jantar. E mais não comprei um peixe em lugar suspeito, foi num mercado de nome: Walmart que certamente refrigera bem seus produtos, comprei vários peixes lá e não tive problema com nenhum outro. E o peixe é da Costa Sul e ainda tem o selo Premium… Eu fiquei tão traumatizada que tenho até medo de fazer qualquer filé de peixe congelado, ultimamente só faço tainha. Enfim, quando vim pesquisar, “eureka”! Sou muito agradecida ao abençoado que escreveu esse artigo. E a outros que encontrei na internet. Muito grata!

  • Miguel

    Pessoal, a anvisa liberou, o MAPA liberou, as marcas importam e embalam com sua marca e fazem testes pra saber se estão dentro do padrão, se nada é encontrado é posto no mercado, alguém pode se dar o trabalho de pesquisar na internet e encontram varias paginas falando sobre o caso do boato!!! Sobre ser ou não contaminado com pesticidas e metais pesados os peixes brasileiros tem isso, os rios brasileiros na sua maioria tem agricultura ao redor e a agricultura joga pesticidas na agua, a chuva leva a agua junto com pesticida para os rios então é assim que funciona os esgotos também no Brasil não é diferente, logo os niveis de pesticidas encontrados no panga são iguais aos daqui por isso é permitida a venda, acessem os sites e tirem as conclusões que quiserem, cito links:
    http://oglobo.globo.com/cultura/um-peixe-chamado-panga-6792365
    http://www.frescatto.com/espaco-frescatto/novidades/406-informacoes-importantes-sobre-o-consumo-do-peixe-panga
    http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/peixe-panga-nao-oferece-riscos-a-saude
    http://boatos.org/saude/informacao-falsa-diz-que-comer-peixe-panga-faz-mal-saude.html
    http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/seguranca-alimentar/testes-primeira-impressao/peixe-panga-sem-quimicos
    http://www.agrolink.com.br/culturas/milho/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=108115

    e o motivo do boato está nessa ultima noticia:
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/economia/noticia/2014/04/peixes-importados-fisgam-consumidores-4466639.html

    Então os sindicatos ou cooperativas de criadores e pescadores brasileiros criam o boato para que o povo compre o produto nacional e dê mais lucro para eles. Pesquisem sempre e tirem suas conclusões nunca acreditem na primeira notícia que aparece, busquem meios de comunicação mais seguros possíveis, teorias de conspiração existem por todo canto, então se quiser compre uma posta de PANGA e leve num laboratório e faça análise completa, poste para todos o resultado!!! O resultado VERIDICO, por favor.

  • william f rabelo

    Meu caro, bom dia.
    As pesquisas que você cita no texto, foram feitas em quais laboratórios?
    De que países?
    O que foi constatado nas pesquisas?
    Quais os métodos de pesquisas?

    Obrigado

  • maria tereza

    A todos vocês que estão criticando o Sr:Esdras sobre essa porcaria de peixe criado no bosteiro do Vietnã, eu digo se informem melhor vasculhem as reportagens,vou dar uma sugestão aos desavisados ou aqueles que comem qualquer porcaria:Procure uma reportagem da rede globo feita com a Gloria Maria,lá a distinta reporter mostra onde é criado o imundo peixe Panga.Os pescadores vivem nos barcos onde passam meses semanas criando e pegando essas porcaria pra vender.E sabe onde eles fazem as suas necessidades fisiologicas(la mesmo)pois é lá sua casa.Logico que eles não falam isso na reportagem,mas nos que somos seres racionais já deduzimos ao logo das perguntas e respostas dadas.Então estou aqui para parabenizar o Sr:Esdras que como eu só pensa em informar aqueles que são cegos surdos,e pior recebem um alerta,um aviso e mesmo assim caminha para o precipício.A essas pessoas eu desejo um Panga frito ,assado ou ao molho como desejarem.E no futuro várias doênças,e o que é pior não se lembrarão porque estão com tantas enfermidades.Assim como o peixe,essas pessoas morrerão pela boca.Adeus.

  • xico madeira

    Hoje em dia não se pode comer peixe de rios, pois estão todos poluídos, principalmente na época de seca onde a concentração de materiais poluentes é maior. Há problemas também com os salmões que veem do Chile estão contaminados com antibióticos devido a infestação de doenças nos criatórios.

  • dogão

    Nego se deixa levar MT pelo que lêem

    Vamos lá ,fizeram muitas pesquisas?

    Fizeram quem???

    Quem fez essas pesquisas?

    Cadê as fontes ? Fotos DD noticias sobre isso

    A para de k.o sou cozinheiro sempre trabalhei com esse FIlE de peixe sempre consumi e nunca ouvi ngm reclamar nem dizer q se prejudicou

  • Ronaldo Dias de Assis

    O assunto é muito interessante.
    Comi o peixe panga e dei uma cagada bem legal.É muito bom para soltar o intestino.

  • j_alvesrodrigues

    Para quem gosta de merda, faça uma boa refeição com o Panga.
    Talvez o panga poderia ser um auxilio da limpeza dos esgotos brasileiros, um poderoso limpador das poluidoras de alimentos digeridos e expelidos pelos seres humanos e animais do nosso país.

  • Carlos

    Comer camarão de Itaguaí, RJ, é MUITO perigoso. Qualquer peixe que viva na Baia de Guanabara também! Siris e mexilhões então…nem pensar! Esses produtos, e também a carne suína, já eram condenados pelos judeus há milhares de anos! Hoje, a carne suína, devido ao controle sanitário rígido, rações de qualidade e manejo tecnológico se tornou altamente recomendável. Talvez quando tivermos um sistema de produção também de frutos do mar nos mesmos moldes os possamos consumir com segurança. Vermes, fungos e bactérias todo animal tem, inclusive os de alto-mar. O problema mais grave vem dos dejetos industriais causadores do câncer de medula.

  • cesar augusto

    já comi mais parei de comer antes ate dever as criticas mais foi por causa do gosto mesmo, não senti aquele gosto característico de peixe de agua doce que costumo comer e é claro depois dos relatos, evito ao máximo, o problema também são que alguns restaurantes não costumam colocar escrito o tipo de peixe que estão servindo, mais se puderem evitar acho que o esforço é valido

  • Altair

    Não entendo um pais com um litoral enorme e com rios a dar no pau, importando um peixe do Vietnã. no minimo suspeito assim como a qualidade dos produtos made china, não precisa nem de informação falsa para ver que esse peixe não é uma coisa muito saudável, ainda mais no Brasil que vendem até a mãe para ganhar dinheiro. Assim como nossos produtos são contaminados os deles também são, só acho que uma escala maior por ser um pais mais pobre. quem quiser continuar comendo essa peixe bom apetite, prefiro os nossos contaminados.
    Acabei de ver a reportagem abaixo sobre nossos peixes.

    http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/anvisa-interdita-lote-de-peixe-congelado-frescatto-com-mercurio-acima-do-permitido-14456312

  • O ideal seria servi-lo ao Aécio Neves, o eterno derrotado!!!

  • Alexandro CUnha

    Prefiro pecar meu peixe aqui em Paracatu Minas Gerais,,, e Bom Demais Uai

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2010 - Folha da Manhã - Todos os direitos reservados