Categorias

Ponto Final — Rosinha fora da prefeitura e Edson foge da Câmara

Ponto-final1

“Interesses particulares”
Enquanto o “prefeito de fato” Anthony Garotinho (PR) se recupera de um cateterismo na prisão domiciliar em um apartamento no Flamengo, no Rio, a sua esposa e prefeita de Campos Rosinha pediu licença de três dias para “tratar de interesses particulares”. Mas, fica a dúvida: Quem estava administrando Campos durante esse conturbado período pessoal e político da prefeita? Ela estaria fora do município, segundo informações extraoficiais há 20 dias, dedicando os últimos deles ao seu marido, inclusive tentando evitar a conturbada transferência do mesmo para Bangu.

Chicão na transição?
Com a licença oficial de Rosinha, quem assume é o vice Dr. Chicão (PR), que não tem tido muita evidência na atual gestão depois da derrota, como candidato governista, em primeiro turno para Rafael Diniz (PPS). Chicão assume, mesmo que rapidamente, no momento crucial de transição de governo, inclusive com o pedido feito por Rafael, através do futuro procurador José Paes Neto, para que os rosáceos suspendessem quatro licitações de terceirizações, anunciadas nesta reta final. Uma reunião para tratar sobre o assunto já até aconteceu, mas poucos foram os avanços.

Até quando?
Se a licença oficial de Rosinha se prolongará, só o tempo dirá, mas fato é que a situação da prisão domiciliar de Garotinho ainda se estenderá mais um pouco. Ontem, o habeas corpus do ex-secretário de Governo não entrou na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a assessoria de imprensa de lá enviou nota informando que “não tem previsão para entrar em julgamento”.

No domicílio
Na decisão que deferiu a transferência de Garotinho de Bangu para o hospital particular (Quinta D’Or), dia 18, a ministra Luciana Lóssio afirmou que o julgamento do mérito do habeas corpus pelo plenário seria nesta semana. Enquanto, não sai a decisão, Garotinho segue em “seu domicílio”, como determinou também a ministra, com quem o próprio ex-governador revelou em grampos telefônicos, autorizados pela Justiça, ter contato.

Fim de carreira
Como esta coluna mostrou ontem, o presidente da Câmara de Campos, Edson Batista, continua tendo uma postura subserviente a quem ele chama de “comandante”. Ao invés de ouvir vereadores, Edson ouviu vaias dos que acompanhavam a sessão e esperava um posicionamento da Câmara sobre todo esse momento nebuloso vivido com o “escandaloso esquema” de compra de voto com uso do Cheque Cidadão. Como mostra reportagem na página anterior, Edson encerrou a sessão alegando não ter pauta, mesmo com quórum suficiente. Ao tentar blindar o seu “comandante” Garotinho, Edson tem dado um questionável fim à sua carreira política.

Ato no Fórum
E ainda dentro de toda polêmica que envolve o “escandaloso esquema”, a associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), vai promover um ato de desagravo ao juiz Glaucenir de Oliveira no Fórum de Campos, em 6 de dezembro, às 14h. A associação considera que o magistrado está sendo alvo de acusações infundadas e exerceu sua função de acordo com a lei na prisão de Garotinho, em atuação isenta e firme. Por conta de outra situação, o ato também vai ser em defesa da juíza Paloma Rocha, que, segundo a Amaerj, foi desacatada em audiência no 2º Juizado Especial Cível, por dois advogados.

Parcerias para mudar
Enquanto um governo se despede da pior forma possível, o que se iniciará em 2017 tem feito de tudo para justificar a sua vitória ainda no primeiro turno. O eleito Rafael Diniz tem participado de encontros importantes, como na Firjan, para discutir a geração de empregos; no 8º BPM, para buscar parcerias no combate à crescente criminalidade; e ainda na Defensoria Pública em Campos, onde ao lado do advogado José Paes Neto, futuro procurador geral do município, discutiu com defensores “a implementação da Câmara Técnica, que vai ajudar a reduzir o número de processos na área da Saúde e dar mais efetividade às demandas da população no que diz respeito a medicamentos e leite especial, por exemplo”.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Copyright © 2010 - Folha da Manhã - Todos os direitos reservados