Beleza de desfile

Escola de Samba Unidos da Chatuba

Este ano consegui ir a São João da Barra assistir ao desfile das escolas de samba Congos e Chinês, que sempre apresentam um trabalho belíssimo (veja pela

Você pode até achar brega (já me falaram isso!), mas eu já tive a felicidade de desfilar nas duas escolas e foi um dos momentos de grande alegria que tive. Costumo dizer, com um certo exagero, é claro, que fiquei me sentindo na Sapucaí. Mas é pura verdade!

Para uma pessoa que nasceu em Padre Miguel (no Rio), torce fervorosamente para a Mocidade Independente desde que nasceu, cresceu ouvindo os discos com os samba-enredos da escolas do Rio (que minha tia colocava bem alto) e gosta de Carnaval como eu, desfilar em SJB foi sim uma grande emoção. Ainda mais porque em ambas as vezes eu me diverti e dancei muito, recebendo toda a energia do público que assistia.

Nossa… é muita gente que vai para as ruas prestigiar as escolas. Sempre com muita emoção. Eles aplaudem, gritam, incentivam… só quem já desfilou naquela avenida sabe do que estou dizendo.

Unidos da Chatuba

Escola de Samba Unidos da Chatuba

Karen Miranda, musa mirim da Escola de Samba Congos

Karen Miranda, musa mirim da Escola de Samba Congos

Escola de Samba Chinês

Escola de Samba Chinês

Ao retornar para casa, uma pergunta que sempre me faço quando assisto aos desfiles em SJB voltou à minha mente. Desta vez, indaguei meu marido, talvez ele pudesse me esclarecer melhor:

– Amor, por que as escolas de samba de Campos não conseguem fazer um Carnaval tão belo como o Congos e o Chinês fazem??

Não tenho nada com isso, mas me sinto no direito de fazer esta pergunta sim.

Afinal de contas, passei anos e anos sem poder viajar no Carnaval para fazer a cobertura jornalística (jornalista sofre!) nos desfiles de Campos (algumas vezes pela Folha, outras pela secretaria de Comunicação da Prefeitura) e acompanhei muita coisa, vi de perto o trabalho nos barracões e depois na avenida. E não são só as escolas, têm os blocos de samba e os bois pintadinhos (estes que geralmente desfilam à tarde, e a gente fica lá, naquele sol, acompanhando).

Em geral, as agremiações contam com o trabalho de toda a comunidade, que trabalha com o maior amor e garra. Por ter estado em vários barracões e acompanhado de perto a fase de execução, eu tenho o maior respeito por esse pessoal, das costureiras e marceneiros, aos foliões e dirigentes. Mas o resultado final, convenhamos, poderia sem bem melhor.

Gostaria de ficar feliz por ter que ficar em Campos para acompanhar os desfiles, gostaria muito que a população de Campos tivesse orgulho do seu Carnaval como os sanjuanenses têm, gostaria de ver o público de cidades vizinhas vir a Campos para assistir às nossas escolas, gostaria que o nosso povo mais humilde (que chega a guardar lugar nas arquibancadas) fosse presenteado com mais beleza na avenida, ao invés de fantasias inacabadas, foliões bêbados no desfile e carros decorados “nas coxas”.

Lógico, há exceções: muita gente desfila com os olhos brilhando, uma alegria só, e as escolas que costumam ganhar o Carnaval em Campos trazem algum luxo e são realmente as mais belas, como por exemplo, a Ururau da Lapa, mas tenho certeza que podem fazer ainda melhor… para o bem das próprias agremiações e para o nosso também.

Fotos: Paulo Sérgio Pinheiro e Michelle Mayrink

Compartilhe
  • Add to favorites
  • del.icio.us
  • Digg
  • email
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Live
  • Orkut
  • PDF
  • Print
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Twitter

2 comments to Beleza de desfile

  • Ronald

    Eu gostariaque você me disesse qual escola levou o título do carnaval de S.J.B em 2009,Congo ou Chinês.E queria que você me mandasse bastante fotos e vídeos se tiver também do desfile das duas.Mande foto de todos os carros alegóricos também.Obrigado,Ronald.Conto contigo.

  • Ronald

    Concordo com vc com oque disse com relação ao carvaval de Campos,acho que muita gente nãoleva ocarnaval a sério como deveria e sem contar nos que usam o carnaval como meiode vida.Possodizer isso com certeza porque sou do mundo do samba e já trabalhei durante muitos anos no carnaval de Campos.Tive esse ano,pela primeira vez no carnaval de S.J.B com amigos e o meu amor e adoramos,muita organização,segurança,e belíssimos desfilesdo Congo e Chinês.Em 2010 estarem lá novamente se Deus quiser,mesmo que tenha carnaval em Campos na data certa,dentro do calendário litúrgico.Para o carnaval Campista melhorar,ser levado a sério pelos empresários,poder público municipal campista,foliões eetc,deve-se começar diminuindo o número de entidades carnavalescas em Campos que, ao meu ver,são muitas,e só deixar aquelas que são serias participarem do carnaval.Sendo assim fica melhor para se fiscalizar o carnaval,distribuir melhor a verba que é dada pela prefeitura,captar com antecedência recursos da iniciativa privada e empresários para as entidades,oficializaçãodo carnavalcampista,que ainda não aconteceu durante todos esses anos,a criação de uma liga independente das escolas de samba,bois e blocos de Campos,sendo uma liga para cada categoria.Sendo assim acho eu que o carnaval de Campos vai voltar a ser o terceiro maior do interior do estado,vai atrair turistas pra cidade e isso gera renda pra população,dinheiro circulando,emprego pro povo será que a Prefeitura de Campos não consegue ver as coisas com esses olhos,caramba,sô!Só assim a famíliavai poder sair de suas casa,como se ver em S.J.B. para prestigiar o desfile de carvaval de sua cidade.Emuita segurança também e nada fazer carnaval perto de comunidade nenhuma,tem que ser em local neutro.Gente parem e pensem,caso contrário,como muita gente quer, o carnaval campista irá acabar.Só tenho muita pena do povão,a massa que não pode ir pra prai por questões financeiras,falta de grana,gente.Devemos respeitar essas pessoas que esperam o ano inteiro por essa festa popular e folclórica que é o carnaval.O povo também tem direitos e não só deveres como votar nas eleições e etc,são cidadãos.Por tanto,políticos,que são representantes legal do povo,ou deveriam ser,façam valer os seus deverem e direitos do povo.Sem Mais para o momento,desabafa aqui um amante do samba e do carnaval campista.Ronald Ronda.

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2010 - Folha da Manhã - Todos os direitos reservados