Ibope: Crivella lidera para o governo do Rio

O jornal O Globo divulgou aqui hoje uma pesquisa feita pelo Ibope para o governo do estado do Rio. Marcelo Crivella (PRB), ministro da Pesca, lidera a corrida para a sucessão do governador Sérgio Cabral, com 15,5% dos votos. No segundo lugar está o deputado federal Anthony Garotinho (PR), seguido do senador Lindberg Farias (PT).

Luis Fernando Pezão (PMDB), candidato da situação, continua patinando, não saindo de um sétimo lugar. No cenário principal foram colocados todos os pré-candidatos cujos nomes já foram colocados para as eleições de 2014 para o Palácio Guanabara. A margem de erro é de três pontos percentuais, o que deixa os três primeiros colocados tecnicamente empatados.

Veja abaixo os principais números:

Período: De 13 a 17 de novembro

Estimulada: Marcelo Crivella (PRB) 15,5%, Anthony Garotinho (PR) 12,5%, Lindberg Farias (PT) 11,4%, Jandira Feghali (PCdoB) 5,8%, César Maia (DEM) 5,4%, Bernardinho (PSDB) 4,4%, Luiz Fernando Pezão (PMDB) 4,0%, Miro Teixeira (PROS) 2,1% e Sandro Matos (PDT) 0,8%

Rejeição: César Maia (DEM) 73%, Anthony Garotinho (PR) 61%, Luiz Fernando Pezão (PMDB) 60%, Lindberg Farias (PT) 49%, Marcelo Crivella (PRB) 40%

2º turno: Crivella 33% x Garotinho 20%; Crivela 34% x Lindberg 23%, Crivella 38% x Pezão 12%, Lindberg 29% x Garotinho 22%

A diversidade de candidatos e o peso dos seus nomes praticamente garante a existência de 2º turno. Os números mostram uma disputa acirrada entre os três primeiros, que saem como favoritos, devendo-se ainda contar com o crescimento de Pezão quando a campanha iniciar, apoiado pela máquina do estado.

A elevada e conhecida rejeição de Garotinho, hoje em 61%, é o grande empecilho para sua candidatura. No 2º turno a rejeição é decisiva na conquista dos eleitores dos candidatos derrotados no 1º turno. Por este motivo, a prefeita Rosinha continua sendo, de longe, a melhor e mais viável candidata do grupo. Embora não seja o desejo dela e ele queira ser candidato, esta opção não deve ser descartada.

A pesquisa do Ibope é importante, pois é a primeira de um instituto de credibilidade sobre as eleições para o governo do Rio. Até então, as pesquisas divulgadas eram de institutos desconhecidos, em encomendas dos próprios candidatos e seus partidos. Como é de praxe, quando o resultado não lhe é favorável, Garotinho questionou aqui a pesquisa, como já havia feito com o Datafolha há meses atrás.

Mostrando o desgosto com a corrupção que domina a classe política, a soma de brancos e nulos supera o percentual de qualquer candidato, chegando a 26,8%. A notícia foi repercutida primeiro entre os principais blogs da região aqui, no Na Curva do Rio, da jornalista Suzy Monteiro.

Compartilhe
  • Add to favorites
  • del.icio.us
  • Digg
  • email
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Live
  • Orkut
  • PDF
  • Print
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Twitter

9 comments to Ibope: Crivella lidera para o governo do Rio

  • monteiro

    Só podia ser o Globo e a Folha

  • EDMIL

    ´´E DA GLOBOPE” NÃO ACREDITO!!!

  • JOSE GERALDO

    Então vamos vaticinar: O GAROTINHO NÃO SERÁ CANDIDATO A GOVERNADOR EM 2014.

    E porque???

    Contrariando o Monteiro acima e corroborado a opinião do blogueiro Christiano, como lá em 2006, ao confirmar sua rejeição e teto de votos (porque ele faz pesquisa, e bem), saiu fora pra não passar vergonha de derrotado e colocou o tal Pelegrino pra dar a cara à derrota.

    Desde lá, quando aliou-se ao esquema de corrupção juntamente com Alvaro Lins, viu sua rejeição crescer assustadoramente.

    Em 2008 precisou desaparecer por mais de treis meses do final da campanha da rosinha para prefeita aqui, para não atrapalhar sua eleição.

    Arriscou dar mais as caras em 2012 porque ela ia para sua reeleição e estava tranquila com o poder que detinha nas mãos.

    Em recente pesquisa interna que foi feita pelo PT local, verificou-se que a rejeição dele em Campos beirava os 65%.

    Agora, o IBOP mostra que estava certa a pesquisa, dando esse novo índice de rejeição de 61% pro Garotinho. Desesperador pra ele.

    Pra piorar sua situação, ele está sempre no segundo lugar entre os treis primeiros, no primeiro e segundo turnos.

    Parece que a pecha de governo corrupto que produziram cinco ações de Improbidade Administrativa e condenação criminal quando governadores do RJ, hoje lá no STF, colou no Garotinho prá valer.

    RESUMO: a hipótese de ser a rosinha a candidata do PR ao Governo em 2014 é, de fato, a única chance dele. Isso se a justiça não suspender antes os direitos políticos dos dois.

  • ruy

    Eu voto no Crivella, no Lindberg, eu voto no capeta no fundo do inferno!! Mas eu não voto nesse …excluído pela moderação… desse Garotinho.

  • Jose Claudio Ferreira Jabor

    Retiro a Folha da Manha pois ela só está divulgando o resultado da pesquisa, mas as organizações “GLOBO” irão fazer de tudo para levar essa disputa para o segundo turno entre Crivella e Lindberg excluindo Garotinho, só assim irá bater na rejeição da IURD = Bispo Edir Macedo = Cricella para emplacar Lindberg como Governador, mas a população do Estado do Rio de Janeiro está de olhos bem aberto e mesmo contra tudo e todos vai levar GAROTINHO a uma esmagadora vitória em primeiro turno, “volta Garotinho, Garotinho neles”!

  • fabio

    Engracado como GAROTINHO esperneia quando a verdade aparece….

    Ele como diretor/ator teatral cumpre muito bem com seu personagem GAROTINHO, agora o homem Antony Matheus e uma pessoa bem duferente desse GAROTINHO bonzinho, homem de deus…

    Ai aparecem sempre os miseraveis que precisam deles pra “defender” o casal que se acha superior a todos com arrogancia e prepotencia…

    O IBOPE instituicao serissima e muito mais confiaveis wue esses institutos que GAROTINHO paga pra manipular as pequisas que divulga…

    VC ESTA FORA DO PAREO GAROTINHO !

    COMO PODE QUADRILHEIRO CONDENADO PODER CONVORRER A UM CARGO DE GOVERNADOR !? NO MEU ENTENDER NEM PRA SINDICO???

  • Leonardo Tavares

    Olha o Recalque José Geraldo !!!

  • Christiano

    Caro Claudio,
    Obrigado pela participação.
    Infelizmente o e-mail utilizado (claudias3@…) retornou como inexistente, por isto o seu comentário ficou retido pela moderação.
    Caso queira comentar, se identifique corretamente, com o seu e-mail e nome real.
    Qualquer dúvida sobre as regras do blog, veja os posts publicados em 17/08/2009 e 30/06/2009.
    Abs,

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2010 - Folha da Manhã - Todos os direitos reservados