Folha Digital Folha Digital
    Publicidade

Publicidade

Institucional

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    PublicidadePublicidade
Economia

Taxa de juros com um corte de 0,75%

A taxa básica de juros da economia brasileira sofreu ontem um corte de 0,75 ponto percentual, o maior em quase cinco anos. A medida foi tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC). A taxa cai de 13,75% para 13% ao ano.

A última vez que a Selic teve queda semelhante foi em abril de 2012, quando passou de 9,75% para 9% ao ano. A decisão mostra que o BC decidiu acelerar o ritmo de redução da taxa em meio às previsões de que a retomada do crescimento da economia brasileira pode demorar mais para acontecer e aos sinais de desaceleração da inflação.

Também ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação fechou o ano de 2016 em 6,29%, abaixo do teto da meta perseguida pelo BC, que era de 6,5%.

Após o anúncio do Copom, o presidente Michel Temer disse, em nota, que a redução dos juros cria as condições necessárias para a retomada do crescimento do país.

— O governo está fazendo, e quando eu digo governo, eu digo nós todos, estamos num caminho certo, num caminho adequado, com resultados positivos. Ninguém esperava que, ao final do ano, se chegasse abaixo da meta estabelecida. E toda projeção para este ano é a redução ainda maior da inflação, para ficar, na verdade no centro da meta — disse Temer, a respeito da inflação.

(A.N.)

11/01/2017 21:44
Ainda não há comentários para Taxa de juros com um corte de 0,75%

Deixe seu comentário

Quantidade máxima de 350 caracteres