Folha Digital Folha Digital
    Publicidade

Publicidade

Institucional

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    PublicidadePublicidade
Política

Temer participa de funeral do português Mário Soares

O presidente Michel Temer (PMDB) embarcou na tarde desta terça-feira, rumo ao Brasil, após acompanhar as cerimônias fúnebres em homenagem ao ex-presidente de Portugal Mário Soares. Também estiveram presentes na cerimônia o ex-presidente brasileiro José Sarney, o embaixador do Brasil em Lisboa, Luiz Alberto Figueiredo Machado, o rei Felipe VI, da Espanha, o ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin, o presidente da Comissão Europeia Jacques Santer, o ex-presidente do Governo espanhol Felipe Gonzalez. Histórico político português, Soares morreu no último sábado, aos 92 anos.

Temer e Sarney ainda participaram de um encontro com o atual presidente português, Marcelo Rebelo, no Palácio de Belém, sede do governo de Portugal. Ao sair do encontro, Temer destacou que Soares foi uma figura importante no cenário internacional e intensificou as relações entre o seu país e o Brasil. O peemedebista ainda comentou as amizades pessoais dele com presidentes brasileiros, como Sarney e Fernando Henrique Cardoso, com quem publicou um livro.

Michel Temer disse que foi à Lisboa num “gesto” para reforçar a ligação entre Brasil e Portugal, intensificada por Soares.

Político histórico — Mário Soares foi uma das figuras mais populares da política de Portugal no século XX, considerado um dos símbolos da luta contra a ditadura portuguesa. Com quatro décadas de atividade política, ele foi presidente de Portugal entre 1986 e 1996 e ocupou o cargo de primeiro-ministro em duas ocasiões, entre 1976 e 1978, e entre 1983 e 1985. Soares contribuiu para a instauração da democracia em 1974 e para a integração europeia do país. Mário Soares morreu no último sábado, aos 92 anos.

(A.N.)

10/01/2017 20:20
Ainda não há comentários para Temer participa de funeral do português Mário Soares

Deixe seu comentário

Quantidade máxima de 350 caracteres